quinta-feira, 28 de maio de 2020

DIVIRTA-SE EM CASA #6 - UMA SUPER DICA PARA OS CINÉFILOS


Se você gosta de cinema não pode perder essa oportunidade! Está rolando o FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS EM CASA! 
São 50 grandes filmes das últimas edições do festival disponíveis para você assistir de graça em sua casa até dia 27 de agosto de 2020! Uma grande chance para os que curtem a telona e para aqueles que não tem muito contato com filmes, especialmente filmes franceses. Clique no link abaixo e saiba mais sobre esse festival e sobre a grade de filmes disponibilizados. Um abraço e bom divertimento! 

DIVIRTA-SE EM CASA #5 - Livros gratuitos na Amazon


A Amazon está disponibilizando e-books grátis para download. Basta você clicar no link e ir direto dar uma pesquisada para ver se há algo que lhe interessa para o estudo ou lazer. Corre lá! Quem passou a dica foi a professora Talita e, segundo ela, além de títulos literários, há muitos títulos das áreas de sociologia e filosofia. Boa leitura!

LIVRO DA SEMANA: GERMINAL, de Émile Zola


Um dos grandes romances do século XIX, expressão máxima do naturalismo literário, Germinal baseia-se em acontecimentos verídicos. Para escrevê-lo, Émile Zola trabalhou como mineiro numa mina de carvão, onde ocorreu uma greve sangrenta que durou dois meses. Atuando como repórter, adotando uma linguagem rápida e crua, Zola pintou a vida política e social da época como nenhum outro escritor. Mostrou, como jamais havia sido feito, que o ambiente social exerce efeitos diretos sobre os laços de família, sobre os vínculos de amizade, sobre as relações entre os apaixonados. Germinal é o primeiro romance a enfocar a luta de classes no momento de sua eclosão. A história se passa na segunda metade do século XIX, mas os sofrimentos que Zola descreve continuam presentes em nosso tempo. É uma obra em tons escuros. Termina ensolarada, com a esperança de uma nova ordem social para o mundo. Adaptada para leitores jovens, esta edição é complementada por textos de apoio sobre a vida de Zola e sobre o contexto histórico e literário de suas obras. As ilustrações são de Odilon Moraes. 

sexta-feira, 22 de maio de 2020

DIVIRTA-SE EM CASA! #4 Google Arts and Culture


A maioria das pessoas utiliza a plataforma do Google diariamente para realizar pesquisas as mais variadas, seja por motivos profissionais, escolares, por simples lazer ou por qualquer outro motivo. Entretanto muitas pessoas não conhecem os recursos interessantes e úteis que essa plataforma oferece gratuitamente. Um deles é o GOOGLE ARTS AND CULTUREum projeto do Google que conta com a colaboração de vários museus ao redor do mundo. A plataforma oferece, de forma digitalizada, passeios virtuais por dentro das galerias dos principais museus do Brasil e de outros países. Não é o máximo?! Antigamente, somente pessoas que podiam viajar às capitais brasileiras ou de outros países (onde ficam os grandes museus, em sua maioria) desfrutavam desse privilégio para enriquecer sua cultura apreciando obras de arte importantíssimas que são marcos na história da civilização humana. Mas, agora, podemos fazer isso apenas utilizando um simples smartphone, tablet, notebook ou computador pessoal! 

Segue abaixo a definição encontrada na Wikipédia sobre o site

Google Arts & Culture

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Google Arts & Culture, anteriormente chamado Google Art Project, é um site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países. Utilizando tecnologia do Street View, o site oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo. Ao "transitar" pelas galerias, é possível também visualizar imagens em alta resolução de obras selecionadas de cada museu.

O serviço entrou no ar em 1 de fevereiro de 2011, com os acervos do Alte Nationalgalerie e Gemäldegalerie, em Berlim; Freer Gallery of Art, em Washington; The Frick Collection, The Metropolitan Museum of Art e MoMA, em Nova York; Uffizi, em Florença; National Gallery e Tate Britain, em Londres; Museu Reina Sofia e Museu Thyssen, em Madri; Palácio de Versalhes, na França; Museu Kampa, em Praga; Museu Van Gogh e Rijksmuseum, em Amsterdã; Museu Estatal Hermitage, em São Petersburgo; e a Galeria Estatal Tretyakov, em Moscou.
De acordo com o Google, sua aproximação junto às instituições não seguiu qualquer direção curadorial, e cada museu pôde escolher o número de galerias, obras de arte e informações que pretendiam disponibilizar. Por questões de direitos autorais, algumas das obras capturadas com o Street View precisaram ser censuradas.
Em 3 de abril de 2012 foi lançada a segunda fase do projeto, com o número de acervos digitalizados passando de 17 para 151, tornando o número de obras de arte disponíveis superior a 32 000. A plataforma agora está disponível em 18 idiomas, incluindo o Português, Japonês, Indonésio, Francês, Italiano e o Polonês.

Art Project Gigapixels

No contexto do então Google Art Project, o Google deu especial atenção a algumas obras específicas, digitalizando-as por meio da tecnologia de gigapixel, o que permite sua visualização em até 7 bilhões de pixels. Museus puderam escolher uma de suas obras de arte para ser capturada em resolução de um gigapixel. No caso do Brasil, duas obras receberam tal processo de digitalização: a obra Saudade de Almeida Jr., localizada na Pinacoteca do Estado; e no MAM, por sua vez, o painel da dupla Os Gêmeos (Gustavo e Otávio Pandolfo) exposto no lado externo do museu.
Deixo aqui um link do site TECHTUDO (excelente também para esclarecer várias dúvidas sobre tecnologia e para nos atualizar sobre ela) que lhes levará a um artigo explicando e ensinando como explorar o GOOGLE ARTS AND CULTURE. 
Bom divertimento e aprendizagem a todos! Abração! 🎨

CURIOSIDADES #1 - Google Doodles

Google Doodles? O que é isso?

Você já deve ter observado que o logotipo da página desse buscador muda diariamente e que ao clicar sobre o mesmo você é levado a uma página informativa ou interativa (que são as mais legais). Os "Doodles" são versões divertidas do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas. Você já deve ter observado que diariamente o logotipo da página do buscador muda e clicando em cima do mesmo você será levado a uma página informativa ou interativa (as mais divertidas, com jogos, etc.). Ontem, por exemplo, quando teve início a Semana Cultural do Zimbábue, havia um Doodle interativo muito interessante sobre o instrumento nacional daquele país, a "mbira", o qual vem sendo tocado há mais de 1.000 anos. Nesse Doodle, você tem a chance de tocar esse instrumento étnico antiquíssimo ao mesmo tempo que ouve a história contada por uma garota zimbabuana de como ela aprendeu a tocar mbira. Há uma página onde ficam armazenados todos os doodles criados até hoje. Esse que acabei de citar é este: 

Se quiser saber:
- Como surgiu a ideia dos doodles?
Quantos doodles o Google criou ao longo dos anos?
-  Quem escolhe quais doodles serão criados e como é decidido quais eventos receberão doodles?
-  Quem cria os doodles?
-  Como o público/os usuários do Google podem enviar ideias para doodles?
Vá até https://www.google.com/doodles/about


quinta-feira, 21 de maio de 2020

LIVRO DA SEMANA: 50 CONTOS DE MACHADO DE ASSIS


50 Contos de Machado de Assis (Editora Companhia das Letras)

Um homem que tem o estranho prazer de torturar ratos, e encara a morte da mulher com a mesma satisfação; uma mulher tao obcecada em esconder a idade que impede a filha de se casar; um afortunado compositor de melodias populares que deseja desesperadamente escrever musica clássica; um rapazinho de quinze anos que se deixa empolgar pela visão dos bracos de uma mulher mais velha...Essas são algumas das situações e personagens desta nova antologia de contos de Machado de Assis, que inclui textos famosos mas também escolhas mais inusitadas, alem de uma apresentação convidativa e de notas esclarecedoras. Seja você um aficionado pela obra de Machado ou apenas um entusiasta da boa literatura, a amplitude e sutileza desses escritos, o prazer que se extrai da maneira como as historias são contadas e da observação de pequenos detalhes vão faze-lo ler, reler e redescobrir um dos maiores escritores brasileiros. Carlos Drummond de Andrade dizia que ler Machado era uma tentação permanente, quase como um vício a que tivesse de resistir: não ha melhor lugar para se dedicar a esse vício do que este livro.
Caso queira saber mais sobre esse livro, segue o link de uma resenha mais detalhada sobre o mesmo: https://garimpoliterario.wordpress.com/2016/11/22/resenha-50-contos-de-machado-de-assis-organizado-por-john-gledson/

quinta-feira, 14 de maio de 2020

LIVRO DA SEMANA: JANE EYRE




Jane Eyre, romance de Charlotte Brontë publicado em 1847, é sua composição mais importante e uma das grandes obras do Romantismo inglês. Apesar de ser um extenso romance, grande parte da narrativa de Jane Eyre aproxima-se do drama, pois o leitor vê-se diante de uma protagonista que muda o rumo dos acontecimentos a partir de sua ação, conduzindo, assim, o eixo dramático da narrativa. O trágico também acompanha todo o romance e toda a trajetória da personagem principal. O confronto com as perdas, a intervenção do destino, as escolhas morais, o prenúncio do inescapavelmente trágico e, ainda, as constantes citações de tragédias shakespeareanas, compõem o cenário trágico em Jane Eyre. O sucesso de sua publicação foi tamanha que a sua primeira edição esgotou-se imediatamente, sendo publicada mais três impressões ainda em 1847. Jane Eyre é a autobiografia ficcional da personagem principal que apresenta-se como Jane, órfã de pai e mãe, vivendo infeliz em companhia de parentes que a detestam. Crescida e formada como professora, decide procurar uma nova posição, encontrando-a no Solar de Thornfield, como tutora da jovem Adèle, pupila de Lorde Rochester, onde virá a descobrir que o destino lhe reservará surpresas e reviravoltas em sua vida. O romance retrata a emancipação da mulher e de seu espírito, escrito em um tempo em que não eram permitidas experiências às mulheres. Neste livro, através de elementos simbólicos, Charlotte Brontë prova que as mulheres eram perfeitamente capazes de trabalhar e de lutarem por uma vida, independentemente de se casarem ou não. Jane Eyre foi uma das obras literárias mais adaptadas para outras mídias: recebeu 16 adaptações cinematográficas, desde a primeira versão realizada ainda nos tempos do cinema mudo em 1915, até a grandiosa adaptação realizada em 1944, estrelada por Orson Welles como Lorde Rochester, Joan Fontaine como Jane Eyre, Agnes Moorehead como Mrs. Reed, Margaret O'Brien como Adèle e Elizabeth Taylor como Helen Burns.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

DIVIRTA-SE EM CASA #3

Radio Garden (site: radio.garden)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Radio Garden
Radio Garden logo.
Requer pagamento?Não
GêneroStreaming
CadastroNão necessita cadastro
País de origem Países Baixos
Idioma(s)Inglês
Interface do Radio Garden.
Radio Garden é um projeto holandês de pesquisa radiofônica e digital, sem fins lucrativos, desenvolvido de 2013 a 2016,[1] pelo Netherlands Institute for Sound and Vision, (sob supervisão de Golo Föllmer, da Martin Luther University of Halle-Wittenberg)[2] pelo Transnational Radio Knowledge Platform e outras 5 universidades europeias. É financiado pelo HERA.[3] Segundo o serviço, a ideia é diminuir as fronteiras a partir do rádio.[4]
Ganhou popularidade em 2016, quando superou a marca de oito mil estações cadastradas.[5] e, conforme anunciado na The Radio Conference 2016: Transnational Encounters, se tornou viral[1]
Até mesmo sites que trabalham em conjunto com interfaces de streaming, como Billboard, demonstraram entusiasmo com a estréia do aplicativo em 2016.[6]

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

A interface do site é tridimensional de geolocalização, onde se navega através de uma representação do globo terrestre, escutando transmissões de estações de rádio locais, remetendo de certo modo, à tecnologia das rádios de ondas curtas, de longas distâncias, mas neste caso, o meio de propagação da edição radiofônica é por pacotes de dados (streaming)[7] A página inicial, intitulada Live, o utilizador pode explorar no mundo, em tempo real, o que estão transmitindo as rádios locais. Para isso, basta rodar o globo terrestre. Traz ainda informações do país onde está a ser transmitido o sinal, qual a rádio e outras informações relevantes.[8]

Variedade e design[editar | editar código-fonte]

Dentro do Radio Garden, as rádios são dispostas através de geolocalização e agrupadas por cidades. Segundo sites especializados, o design é formado por esferas esverdeadas sobrepostas ao mapa, que aumentam de tamanho conforme a quantidade de emissoras da região, é responsivo, clean.[7] e foi desenvolvido pelas companhias alemãs Studio Puckey e Studio Moniker em parceria com o holandês Institute for Sound and Vision[9] Estão disponíveis rádios em locais como AlepoHavanaSri-LankaLondresCoreia do Norte,,[10] São Paulo,[11] além de Nova IorqueLisboaMoscou, etc[12] há até rádios web alternativas, tal qual ocorre em concorrentes como TuneIn.


sexta-feira, 8 de maio de 2020

DIVIRTA-SE EM CASA #2: MOCHILEIROS, ARTE EM CASA E DRIVE AND LISTEN (DIRIJA E OUÇA)

1. Mapa permite escutar as línguas e os sotaques do mundo: https://bitlybr.com/O65kru




2. Arte em casa: grupos e instituições culturais colocam seus acervos na internet. (Fonte: Estadão Blog - Divirta-se) link: https://bitlybr.com/jLsNNXU
(fonte: cultura.estadão.com.br dia 30/03/2020)

3. DRIVE & LISTEN: DIRIJA PELO MUNDO OUVINDO UMA RÁDIO LOCAL SEM SAIR DE CASA                            link: https://driveandlisten.herokuapp.com/

O site Drive & Listen é um verdadeiro achado nesses tempos de isolamento social. Você simplesmente faz um passeio virtual por 34 cidades de vários países como se estivesse dirigindo um carro. E para completar a experiência, ainda vai ouvindo uma rádio local em tempo real. O site permite trocar a estação do rádio e aumentar a velocidade do carro, só tem que ter paciência com os sinais (farol, semáforo, etc) que são muitos :) A bordo de um carro você pode circular por Londres, Tokyo, Paris, Nova Yorque, Los Angeles, Lisboa, Madri, Havana e muito mais, inclusive Rio de Janeiro e São Paulo. Muito legal pra dar uma fugida sem sair do lugar. Em tempos de quarentena, nada mal, né?
(fonte: Agenda do Barafá, 01/05/2020)

DIVIRTA-SE EM CASA #1: VAMOS AO TEATRO?


Vamos ao teatro 🎭?
Peças completas. Já que não podemos ir ao teatro, o teatro vem até nós!
*Chacrinha* - https://dai.ly/x2xq3p7
*Paulo Gustavo - Hiperativo* - https://youtu.be/UQh3D29SURw
A Bela e a Fera - https://youtu.be/Xa6pxvlMeAY
A Noviça Rebelde - https://youtu.be/AdT9z8KsMm4
Beatles num Céu de Diamantes - https://youtu.be/7EU59AYUmv8
Book of Mormon Parte 1 - https://youtu.be/Odo7NNbxwDE
Book of Mormon Parte 2 - https://youtu.be/kKVx1zP7vGA
Diogo Almeida - Vida de Professor - https://youtu.be/266ejI9uLCg
Floribella O Espetáculo Musical - https://youtu.be/danJhuPs5-Q
Gypsy O Musical - https://youtu.be/PbiPIpKuG9M
O Despertar da Primavera - https://youtu.be/BuGfEBDEwis
O Fantasma da Ópera - https://youtu.be/rZB6r0VTgeg
O Mágico de Oz - https://youtu.be/QFfFv6StVRM
Ópera do Malandro - https://youtu.be/lkH0nPiF7mE
Os Miseráveis - https://youtu.be/6z7N2q5tpp0
Vingança O Musical - https://youtu.be/nCV2vLBkvkk

ANO 2024 - Bem-vindos!

CARDÁPIO DO MÊS - Abril 2024

O projeto CARDÁPIO DO MÊS tem por objetivo chamar a atenção dos usuários da Sala de Leitura para determinadas obras que a cada mês são sel...