sexta-feira, 22 de maio de 2020

DIVIRTA-SE EM CASA! #4 Google Arts and Culture


A maioria das pessoas utiliza a plataforma do Google diariamente para realizar pesquisas as mais variadas, seja por motivos profissionais, escolares, por simples lazer ou por qualquer outro motivo. Entretanto muitas pessoas não conhecem os recursos interessantes e úteis que essa plataforma oferece gratuitamente. Um deles é o GOOGLE ARTS AND CULTUREum projeto do Google que conta com a colaboração de vários museus ao redor do mundo. A plataforma oferece, de forma digitalizada, passeios virtuais por dentro das galerias dos principais museus do Brasil e de outros países. Não é o máximo?! Antigamente, somente pessoas que podiam viajar às capitais brasileiras ou de outros países (onde ficam os grandes museus, em sua maioria) desfrutavam desse privilégio para enriquecer sua cultura apreciando obras de arte importantíssimas que são marcos na história da civilização humana. Mas, agora, podemos fazer isso apenas utilizando um simples smartphone, tablet, notebook ou computador pessoal! 

Segue abaixo a definição encontrada na Wikipédia sobre o site

Google Arts & Culture

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Google Arts & Culture, anteriormente chamado Google Art Project, é um site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países. Utilizando tecnologia do Street View, o site oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo. Ao "transitar" pelas galerias, é possível também visualizar imagens em alta resolução de obras selecionadas de cada museu.

O serviço entrou no ar em 1 de fevereiro de 2011, com os acervos do Alte Nationalgalerie e Gemäldegalerie, em Berlim; Freer Gallery of Art, em Washington; The Frick Collection, The Metropolitan Museum of Art e MoMA, em Nova York; Uffizi, em Florença; National Gallery e Tate Britain, em Londres; Museu Reina Sofia e Museu Thyssen, em Madri; Palácio de Versalhes, na França; Museu Kampa, em Praga; Museu Van Gogh e Rijksmuseum, em Amsterdã; Museu Estatal Hermitage, em São Petersburgo; e a Galeria Estatal Tretyakov, em Moscou.
De acordo com o Google, sua aproximação junto às instituições não seguiu qualquer direção curadorial, e cada museu pôde escolher o número de galerias, obras de arte e informações que pretendiam disponibilizar. Por questões de direitos autorais, algumas das obras capturadas com o Street View precisaram ser censuradas.
Em 3 de abril de 2012 foi lançada a segunda fase do projeto, com o número de acervos digitalizados passando de 17 para 151, tornando o número de obras de arte disponíveis superior a 32 000. A plataforma agora está disponível em 18 idiomas, incluindo o Português, Japonês, Indonésio, Francês, Italiano e o Polonês.

Art Project Gigapixels

No contexto do então Google Art Project, o Google deu especial atenção a algumas obras específicas, digitalizando-as por meio da tecnologia de gigapixel, o que permite sua visualização em até 7 bilhões de pixels. Museus puderam escolher uma de suas obras de arte para ser capturada em resolução de um gigapixel. No caso do Brasil, duas obras receberam tal processo de digitalização: a obra Saudade de Almeida Jr., localizada na Pinacoteca do Estado; e no MAM, por sua vez, o painel da dupla Os Gêmeos (Gustavo e Otávio Pandolfo) exposto no lado externo do museu.
Deixo aqui um link do site TECHTUDO (excelente também para esclarecer várias dúvidas sobre tecnologia e para nos atualizar sobre ela) que lhes levará a um artigo explicando e ensinando como explorar o GOOGLE ARTS AND CULTURE. 
Bom divertimento e aprendizagem a todos! Abração! 🎨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog são MODERADOS. Portanto, só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com nossos termos. Por favor, antes de publicar, leia nossos TERMOS DE USO, abaixo listados.
1. Publique somente comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
2. Comentários anônimos não serão publicados bem como aqueles que apresentem palavras e/ou expressões de baixo-calão, ofensas ou qualquer outro tipo de falta de decoro.
3. Os comentários postados não refletem a opinião do autor deste blog.

ANO 2024 - Bem-vindos!

CARDÁPIO DO MÊS - Abril 2024

O projeto CARDÁPIO DO MÊS tem por objetivo chamar a atenção dos usuários da Sala de Leitura para determinadas obras que a cada mês são sel...