sexta-feira, 26 de junho de 2020

LIVRO DA SEMANA: LEO E AS CAIXAS DE MÚSICA, de Ricardo Prado


No início deste ano, assim que comecei a organizar os livros novos que chegaram para compor o acervo da Sala de Leitura, um dos livros que me chamaram a atenção, tanto pelo título como pela pequena sinopse em sua contracapa, foi LEO E AS CAIXAS DE MÚSICA. E isso se deve ao fato de ser um livro que mistura música com literatura, duas coisas que combinam muito bem! Leo é um garoto que tem uma relação conturbada com seu pai, e se sente abandonado depois que os pais mudam-se a trabalho para a Praga, deixando-o aos cuidados da avó e sua empregada até que ele possa, em breve, juntar-se a eles na Europa. A avó, percebendo a revolta do neto em relação ao pai, apresenta-lhe uma caixa, que seria uma herança de família. Era uma coleção de discos iniciada pelo avô, que depois foi continuada por seu pai e agora pertenceria a ele. Através dessa coleção, Leo começa a se inteirar de um outro lado de seu pai que até então desconhecia. 
Se você curte rock'n roll, esse livro é para você. Seu autor, Ricardo Prado é músico e regente, e nos apresenta uma viagem pelas bandas de rock'n roll dos anos 50, 60 e 70. 

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre esta obra.
(Fonte: canal Amizade Literária - Leonardo Selles / YouTube / https://bit.ly/33YeOap)

quinta-feira, 25 de junho de 2020

DIVIRTA-SE EM CASA #8: LUMOSITY

Desde o aparecimento dos smartphones e dos aplicativos, vemos um fenômeno social muito interessante, no que diz respeito ao lazer e diversão. É muito comum observarmos pessoas das mais diferentes idades com o olhar fixo na tela de seus celulares, jogando algo, enquanto têm que esperar nas filas dos bancos, nas salas de espera dos consultórios médicos e odontológicos, e em várias outras situações. Nós fazemos isso para que o tempo passe mais rápido quando temos que enfrentar uma espera média ou longa, mas também o fazemos em nossa casa ou outros lugares somente por pura diversão. A boa notícia é que existem atualmente vários apps de jogos através dos quais podemos treinar nosso cérebro, já que ao mesmo tempo que nos divertimos, podemos melhorar nossa memória, raciocínio lógico, cognição, entre tantas outras capacidades cerebrais. Gostaria de apresentar à vocês um app muito interessante, chamado Lumosity. Vamos saber um pouco mais sobre ele.

Lumosity é um centro de treinamento do cérebro online e uma empresa de pesquisa na área da neurociência com sede em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos. A Lumosity oferece um programa de treinamento do cérebro que consiste em cerca de 40 jogos nas áreas de memória, atenção, flexibilidade, velocidade de processamento e resolução de problemas.

Lumosity (é também conhecida como Lumos Labs) foi fundada em 2005 por Kunal Sarkar, Michael Scanlon e David Drescher. O site Lumosity.com lançado em 2007 e em abril de 2013 já tinha 40 milhões de membros. O aplicativo móvel da Lumosity foi baixado mais de 10 milhões de vezes e "está muitas vezes no topo da categoria educacional-gaming do Apple iTunes Store".

Desde 2012, a Lumosity, tem publicado um ranking das cidades mais inteligentes dos Estado unidos baseado no desempenho dos utilizadores (da da sua base de dados) nos exercícios de treino cognitivo. (Fonte: artigosenoticias.com) 

Para acessar o site do app clique em: 

https://www.lumosity.com/pt/

10 anos, 100 milhões de membros


DEPOIMENTOS:

"Eu aprendi muito com o Lumosity sobre como minha mente funciona conforme a quantidade de exercício ou sono que tive, e percebi o impacto do meu humor nas minhas funções mentais." (Judy, Washington)


"Minha eficiência matemática melhorou muito desde que comecei a jogar todos os dias. Eu achava que era terrível em matemática, mas parece que sou melhor do que eu pensava!" (Lynette, London)








terça-feira, 23 de junho de 2020

SUPER DICAS #2: AUDIOLIVROS

Audiolivros são gravações de voz do texto de um livro – dessa forma você pode ouvi-los, ao invés de lê-los. Um audiolivro pode ser uma versão exata (na íntegra) de títulos impressos ou apresentar versões abreviadas.

Para acessar um conteúdo do tipo, é possível utilizar um player de música portátil, um smartphone, o computador, tablets, ou mesmo o aparelho de som do carro, não sendo à toa que muitas pessoas preferem livros na versão em áudio, para escutá-los no trajeto de ida e volta do trabalho, por exemplo.

Entre as vantagens do audiolivro, destaca-se a facilidade de acesso. Como eles são baixados da mesma maneira que outros arquivos de áudio digital, como músicas ou álbuns, é possível acessá-los em livrarias on-line, sites de domínio público, serviços de streaming de música e bibliotecas on-line.

Vantagens do audiolivro no dia a dia

1. Construção de pensamento crítico

Um dos benefícios do audiolivro está no fato de que muitas informações são processadas no cérebro simultaneamente enquanto se escuta uma versão em áudio de um livro.

Ao ouvir um livro de mistério ou suspense, o cérebro constantemente tenta especular certos resultados e eventos.

O cérebro também se esforça para relacionar um evento ao outro, buscando o sentido na história. Tudo isso, por sua vez, aguça a mente e aprimora as habilidades de pensamento crítico e analítico.

Vale a pena, inclusive, estimular a aplicação de audiolivros em salas de aula ou em clubes de leitura.

2. Melhora na pronúncia e na fluência

Enquanto o usuário escuta um audiolivro, pode perceber e aprender como o narrador está pronunciando palavras diferentes. Isso também ajuda a entender como funciona a velocidade de leitura, as pausas, as tensões e as entonações. Isso contribui não só na alfabetização, mas também no estudo de outras línguas.

3. Gerenciamento de tempo mais eficaz

Uma das vantagens do audiolivro é a possibilidade de aproveitar melhor o tempo com multitarefas: muitas pessoas adoram ouvir audiolivros na academia, caminhando, no transporte público, dirigindo, cozinhando, limpando a casa ou, até mesmo, tomando banho.

4. Mais memória

Ouvir um audiolivro faz com que o usuário precise lembrar de muitos detalhes: nome dos personagens e suas características, nome dos lugares, a sequência de eventos, conversas importantes, entre outros.

A capacidade de reter essas informações continua melhorando conforme mais audiolivros são “consumidos”. Como o cérebro aprende a lembrar as informações da linha da história, também se torna mais fácil lembrar outros detalhes do dia a dia.

5. Inclusão

Entre as grandes vantagens do audiolivro, uma das mais marcantes é o seu caráter de inclusão. Os audiolivros são um excelente recurso para pessoas com deficiências visuais e outros transtornos de leitura, como dislexia, hiperlexia, entre outros.

(Fonte: https://www.sophia.com.br/blog)

Existem vários sites onde você pode baixar arquivos de audiolivros gratuitamente e em português. Veja abaixo alguns deles.

1. Universidade Falada - Disponibiliza diversos livros acadêmicos e clássicos brasileiros para download – em mp3. Clique na aba de “Produtos Gratuitos” para acessar o conteúdo grátis. (www.universidadefalada.com.br/)

2. Ubook - Este site possui poucos livros grátis, mas os que estão disponíveis são clássicos e importantes – e em português. É bom sempre conferir o site, já que novas obras são inclusas ao catálogo constantemente. (www.ubook.com/browse/carrousel/id/126)

3. Books Should Be Free São mais de 7 mil títulos digitalizados e audiolivros disponíveis em português e outros vinte idiomas. A procura pode ser feita pelo título da obra ou do autor ou pela categoria (suspense, romance, etc.) (http://www.loyalbooks.com/)

4. LibriVox - O objetivo deste site é disponibilizar gratuitamente arquivos de audiolivros de todos os livros de domínio público em formato mp3. (https://librivox.org/)

5. Secretaria de Educação do Paraná - Dedicou uma parte do site para colocar audiolivros gratuitos para a comunidade. Além de livros de literatura, também estão acessíveis livros de exercícios para concursos, de estudo e músicas. Todos os conteúdos estão em português e foram produzidos no Brasil. No site os audiolivros estão disponíveis em capítulos para o arquivo não ser tão pesado. E é preciso ter o Adobe Flash Player instalado no computador ou celular para conseguir reproduzir o áudio. Existem diversos livros clássicos da literatura brasileira, inglesa, americana e francesa, todos em suas respectivas línguas ou em traduções já públicas. Inclusive, consegue-se encontrar livros de Machado de Assis, Fernando Pessoa e Eça de Queirós. (http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/genre.php?genreid=272)

(Fonte: viacarreira.com)

SUPER DICAS #1: APRENDA UM NOVO IDIOMA



Há vários estudos no âmbito das neurociências que comprovam que o estudo de línguas estrangeiras (e também o de música) não só mantém a saúde de nosso cérebro como ampliam sua capacidade em vários sentidos. 

"A aprendizagem de línguas aumenta a plasticidade do cérebro e a capacidade de aprendizagem. O estudo, publicado na revista “Scientific Reports”, sugere que a aprendizagem precoce de uma língua desempenha um papel importante na formação rápida dos circuitos de memória para a codificação de nova informação." (em bancodasaude.com/noticias)

Então, segue abaixo uma lista com dois ótimos sites de aprendizagem de línguas. 

1. Duolingo (duolingo.com) 
É uma plataforma de ensino de idiomas que compreende um site, aplicativos para diversas plataformas e também um exame de proficiência digital. O Duolingo está disponível na Web, iOS, Android, Windows Phone e Linux. Wikipédia

2. Memrise (memrise.com)
Nessa plataforma de ensino de línguas, você aprende o idioma real com falantes nativos. Segundo o próprio site, é oferecida uma experiência de aprendizado personalizada que apresenta o nível certo de desafio para manter o estudante motivado, além de usarem, também, uma variedade de técnicas divertidas e comprovadas de memória que irão acelerar o seu aprendizado.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

ARTE E LITERATURA

Existem inúmeras edições do romance VIDAS SECAS, de Graciliano Ramos. Por isso, temos uma grande variedade de capas e ilustrações internas feitas por diferentes artistas. Um dos mais famosos entre eles é o artista plástico Aldemir Martins. Veja aqui algumas ilustrações dele referentes à essa obra literária.



Quem foi Aldemir Martins?
 Nascido em Aurora, pequena cidade da região do Vale do Carirí, estado do Ceará, Aldemir foi filho de Miguel de Souza Martins e Raimunda Costa Martins. Seu pai era encarregado da construção de estradas de ferro na Rede Viação Cearense, por isso a família se mudou várias vezes durante sua infância. Finalmente estabeleceram-se no município de Pacatuba, próximo à Fortaleza, quando Aldemir tinha, aproximadamente 11 anos ou 12 Anos.

Desde menino, Aldemir dedicou-se ao desenho. Em 1934 é enviado ao Colégio Militar de Fortaleza, onde é feito orientador artístico de classe devido à sua habilidade no desenho. Em 1939 é transferido ao Ateneu São José, onde conclui o curso ginasial.

Serve ao exército, no período de 1941 a 1945, onde desenha o mapa aerofotogramétrico de Fortaleza, onde conquista seu primeiro prêmio ao vencer o concurso promovido pela Oficina de Material Bélico da 10ª Região militar, na pintura de viaturas do exército, e é nomeado "Cabo Pintor".

No início da década de 1940, Aldemir cria, juntamente com Mário Barata, Barbosa Leite, Antônio Bandeira, Carmélio Cruz, Inimá de Paula e outros, o Grupo Artys e a SCAP - Sociedade Cearense de Artistas Plásticas, consideradas como responsáveis pela renovação do ambiente artístico cearense. Em 1942 expõe, pela primeira vez, no II Salão de Pintura do Ceará. Neste período passa a trabalhar, como ilustrador para jornaisrevistas livros. (...) 

(Fonte: wikipedia.org)

Para saber mais acesse:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldemir_Martins#:~:text=Aldemir%20Martins%20(Aurora%2C%208%20de,fama%20no%20pa%C3%ADs%20e%20exterior.









Mais sobre VIDAS SECAS, de Graciliano Ramos

A youtuber Isabella Lubrano, do canal LER ANTES DE MORRER, fez um vídeo excelente sobre essa grande obra de nossa literatura, VIDAS SECAS. O vídeo foi postado no ano de 2015, quando estávamos vivendo aquela seca longuíssima ocorrida aqui, no Estado de  São Paulo, e por esse motivo ela fez uma analogia entre tal situação e o cenário apresentado na história de Graciliano Ramos. Também faz uma ótima sinopse da história. Espero que este vídeo seja um estímulo a mais para que vocês leiam essa obra com bastante atençao, concentração e prazer. Um abraço!
                                           (Fonte: canal LER ANTES DE MORRER, YouTube)


LIVRO DA SEMANA 2: VIDAS SECAS, de Graciliano Ramos

O livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, publicado a partir de 1937, apresenta vários aspectos interessantes, relacionados à sua estrutura narrativa, estética e modo como foi publicado pela imprensa carioca antes de se tornar um romance, entre outras coisas. Confira tudo isso no vídeo abaixo, com o professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Thiago Mio Salla.
                                    (Fonte: Canal da USP, série Livros da FUVEST, YouTube)





LIVRO DA SEMANA 1: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis




 

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas memórias póstumas."

São com essas palavras que nos deparamos logo na Dedicatória, na primeira página do livro, que além de ser um dos romances mais geniais de Machado de Assis é também considerado o marco do realismo em língua portuguesa. 

"Ler Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, não é apenas uma mera exigência do vestibular da Fuvest. É adentrar um universo que vai além da academia, uma oportunidade de conhecer um dos livros mais importantes da literatura universal e observar o homem com suas dúvidas, certezas, paixões, medos. Dialogar com Machado de Assis pode não ser tarefa fácil para os jovens que almejam uma vaga na universidade pública. Mas há a possibilidade de conversar com um autor que estimula a inteligência do leitor.(...)" - Prof. Hélio de Seixas Guimarães, no artigo “Memórias Póstumas de Brás Cubas” observa a condição humana / Jornal da USP 

Assista ao vídeo abaixo com Thaís Toshimitsu, pós-doutoranda em Teoria Literária na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP, comentando “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.



 

1. Há opções para todos os gostos.
2. Os personagens de seus livros são inesquecíveis.
3. Seu texto é primoroso.
4. A ironia é ouro em pó nas suas mãos.
5. Ele elevou a literatura brasileira a outro patamar.

Para saber mais acesse  

sexta-feira, 12 de junho de 2020

DIA DOS NAMORADOS - CANÇÃO

Uma canção para homenagear o Dia dos Namorados. 

No Facebook foi postado um link de uma versão mais moderna desta bela canção popular britânica, mas depois do texto você poderá assistir a versão que ficou mais famosa na voz de uma grande cantora norte-americana. Vamos conhecer uma pouco mais sobre essa música.

"The First Time Ever I Saw Your Face" é uma canção folclórica de 1957 escrita pelo político, cantor e compositor britânico Ewan MacColl para Peggy Seeger, uma atriz que tornou-se sua esposa mais tarde. (...) Seeger cantava a música quando a dupla se apresentava em clubes de música popular pela Grã Bretanha. Durante os anos 60 ela foi gravada por vários cantores populares e tornou-se um grande hit internacional através de Roberta Flack, em 1972, ganhando o Grammy Awards pelo Disco do Ano e Canção do Ano. A revista Billboard classificou-a como a número um do ranking Hot 100 do ano de 1972. 
(Fonte: wikipedia.org)


LIVRO DA SEMANA: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë

DIA DOS NAMORADOS
Um dia desses não pode passar em branco, então, vamos conhecer um pouco mais sobre um romance de Emily Brontë já lido por muitos de vocês como indicação de professores, e que até teve um vídeo feito por alunos de nossa escola para participar do projeto Mediação e Linguagem no ano passado. Esse romance, bastante conhecido e elogiado pela crítica mundial, é O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (The Wuthering Heights, em inglês).

E para saber um pouco mais sobre essa obra e essa história instigante e passional, vamos assistir o vídeo/resenha do canal do YouTube Abstração Coletiva, https://www.youtube.com/watch?v=SlZ1Us0LJSA

Quem foi Emily Brontë?
            Emily Jane Brontë (Thornton, Inglaterra, 30 de julho de 1818  Haworth, Inglaterra, 19 de dezembro de 1848) foi uma escritora e poetisa britânica, autora do romance Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes), hoje considerado um clássico da literatura mundial. Era a segunda irmã mais velha das três sobreviventes irmãs Brontë, entre Charlotte e Anne. Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell.

       É, das três irmãs, a de que menos se tem informações, tendo vivido reclusa e introvertida. Charlotte Brontë, no seu prólogo para a edição de Wuthering Heights de 1850, falou da relação da irmã com as pessoas: "Embora seus sentimentos pelos que a cercavam fossem benevolentes, relações com eles ela nunca procurou, nem, com poucas exceções, as experimentou. E mesmo assim ela os conhecia: sabia seus costumes, sua linguagem, a história de suas famílias; podia ouvir sobre eles com interesse, e falar deles com detalhes (...); porém, com eles, raramente trocou uma palavra". 

                                                                                                            (Fonte: wikipedia.org)

Para saber mais, acesse o link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Emily_Bront%C3%AB


sábado, 6 de junho de 2020

DIVIRTA-SE EM CASA #7 - #emcasacomsesc


Essa é uma super dica de cultura e lazer! O SESC São Paulo, devido a esses tempos de reclusão por conta da pandemia do COVID-19, está disponibilizando em plataformas digitais, como YouTube e Instagram, shows musicais, teatro, roda de debates e entretenimento infantil, entre outros conteúdos bastante interessantes e com muita qualidade. São eles, então:
- #SescAoVivo - Música
- #SescAoVivo - Teatro
- #SescAoVivo - Ideias
- #SescAoVivo - Crianças
- #SescAoVivo - Web Docs (alguns deles podem ser assistidos em três versões: original, com audiodescrição e com legendagem descritiva e libras). 
Este projeto chama-se #emcasacomsesc. Vale muito a pena você e sua família conhecerem para que possam se divertir, se informar e ao mesmo tempo aprender. Segue abaixo o link do YouTube:

sexta-feira, 5 de junho de 2020

LIVROS DA SEMANA: O Melhor das COMÉDIAS DA VIDA PRIVADA e COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA, de Luis Fernando Veríssimo

Generoso, irônico, cúmplice; Veríssimo sabe como ninguém transformar em riso as sutis tiranias, as infidelidades, as paixões fulminantes, os ódios mortais. Em "O Melhor das Comedias da Vida Privada", o escritor gaúcho escolheu suas historias preferidas do livro que se tornou um clássico do humor brasileiro nos anos 90, numa seleção imperdível que inclui 35 novas crônicas, inéditas em livro. Da crítica política, passando pela comédia de costumes, até a radiografia dos relacionamentos amorosos, este volume reúne histórias engraçadas, delicadas e confessionais que revelam nossas pequenas e grandes tragédias cotidianas. Os amigos do penúltimo chope, a casa na serra, o lixo da vizinha, praia, férias. Um delicioso retrato da grande família brasileira, de sunga, pijama ou smoking, na corda bamba de todo dia. 

A dobradinha não podia ser melhor. De um lado, as histórias de um mestre do humor. Do outro, o olhar perspicaz de uma das mais talentosas escritoras do país, especialista em literatura para jovens. Ana Maria Machado, leitora de carteirinha de Luis Fernando Veríssimo, releu durante meses textos do autor, e preparou uma seleção de crônicas capaz de despertar nos estudantes o prazer e a paixão pela leitura. O resultado pode ser conferido em "COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA", uma rara e feliz combinação de talentos, indispensável para a sala de aula. A publicação é o segundo volume da Serie Ver!ssimo. 

Caso queira saber mais sobre o autor, sua vida e obra (o que vale sempre muito a pena!) acesse 

ANO 2024 - Bem-vindos!

CARDÁPIO DO MÊS - Abril 2024

O projeto CARDÁPIO DO MÊS tem por objetivo chamar a atenção dos usuários da Sala de Leitura para determinadas obras que a cada mês são sel...