"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas memórias póstumas."
São com essas palavras que nos deparamos logo na Dedicatória, na primeira página do livro, que além de ser um dos romances mais geniais de Machado de Assis é também considerado o marco do realismo em língua portuguesa.
"Ler Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, não é apenas uma mera exigência do vestibular da Fuvest. É adentrar um universo que vai além da academia, uma oportunidade de conhecer um dos livros mais importantes da literatura universal e observar o homem com suas dúvidas, certezas, paixões, medos. Dialogar com Machado de Assis pode não ser tarefa fácil para os jovens que almejam uma vaga na universidade pública. Mas há a possibilidade de conversar com um autor que estimula a inteligência do leitor.(...)" - Prof. Hélio de Seixas Guimarães, no artigo “Memórias Póstumas de Brás Cubas” observa a condição humana / Jornal da USP
Assista ao vídeo abaixo com Thaís Toshimitsu, pós-doutoranda em Teoria Literária na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP, comentando “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.
1. Há opções para todos os gostos.
2. Os personagens de seus livros são inesquecíveis.
3. Seu texto é primoroso.
4. A ironia é ouro em pó nas suas mãos.
5. Ele elevou a literatura brasileira a outro patamar.
Para saber mais acesse
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog são MODERADOS. Portanto, só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com nossos termos. Por favor, antes de publicar, leia nossos TERMOS DE USO, abaixo listados.
1. Publique somente comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
2. Comentários anônimos não serão publicados bem como aqueles que apresentem palavras e/ou expressões de baixo-calão, ofensas ou qualquer outro tipo de falta de decoro.
3. Os comentários postados não refletem a opinião do autor deste blog.