Segundo os dicionários a definição de PREMISSA é:
- 1.LÓGICAcada uma das proposições que compõem um silogismo e em que se baseia a conclusão.
- 2.POR EXTENSÃOponto ou ideia de que se parte para armar um raciocínio."partir de uma p. falsa"
- E a definição de METÁFORA é:
- ESTILÍSTICA•LINGÜÍSTICAdesignação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança (p.ex., ele tem uma vontade de ferro, para designar uma vontade forte, como o ferro).
- (Fonte: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/)
- Muito bem! Entendido isso, vamos falar sobre VOX, da escritora Christina Dalcher.
(...) A premissa desse livro é aterrorizante, mas a metáfora apresentada é muito próxima dos nossos dias: em um país – Estados Unidos – tomado pelo fundamentalismo cristão[i], as mulheres perderam seus direitos. E também uma habilidade básica de qualquer ser humano: a fala. Qualquer palavra a mais e você toma um choque, tal como aquelas coleiras que dão choque em cães que latem demais. Uma mulher fala em média 20 mil palavras ao dia. Você consegue pensar em como seria sua vida se falasse apenas 100? (...)
(Fonte: site momentumsaga.com / Lady Sybilla / https://bit.ly/3cGwrP7)[i] Fundamentalismo religioso: quando a fé se torna intolerante, in domtotal.com - https://bit.ly/2G9B9ZC
Pois é essa a premissa que é desenvolvida nessa história que usa como metáfora uma sociedade distópica onde os direitos femininos são suprimidos quase que totalmente. A personagem principal, Jean McClellan é mãe, esposa, e uma ex-cientista especialista em neurolinguística que é privada de trabalhar, ler, escrever, dirigir ou mesmo falar. Ela se preocupa com sua filha pequena e com todas as mulheres que terão seu desenvolvimento interrompido por não poderem se expressar desde a infância. Mas uma oportunidade surge e ela vai colocar em prática seu poder de luta e reinvindicação! Na mesma linha de "O Conto de Aia", entre tantos outros livros de ficção distópica essa obra nos leva a refletir sobre até que ponto o estado pode interferir na vida do indivíduo e controlá-lo a fim de servir a outros interesses, geralmente financeiros.
Para saber mais sobre essa história que tem muito a ver com o rumo político tomado por vários países no mundo nos últimos anos, onde a extrema-direita e ditaduras fundamentalistas religiosas tem angariado adeptos e causado um retrocesso social no que tange às liberdades individuais e de expressão, não deixe de ler essas ótimas resenhas de VOX:
- Momentum Saga / Lady Sybylla - https://bit.ly/3cGwrP7
- Vai Lendo - https://bit.ly/2SeRYEQ
- Minha Vida Literária - https://bit.ly/33dTg9r
Vídeos com resenha e informações sobre a obra:
(Fonte: canal Resenhando Sonhos / YouTube / https://bit.ly/3jmanvK)(Fonte: canal Borogodó / YouTube / https://bit.ly/3cPgaY3)
(Fonte: canal tatianagfeltrin / YouTube / https://bit.ly/2Gc5s1N)O QUE É DISTOPIA?
As distopias se passam em sociedades futuras profundamente defeituosas. É nelas que os autores projetam e extrapolam as injustiças sociais, o meio ambiente poluído e as preocupações éticas que temos hoje em dia. A intenção é fazer o leitor refletir sobre sua sociedade sem deixar o entretenimento de lado. Para saber mais acesse o link abaixo.
(Fonte: site My Best Brazil)
Para conhecer OS 15 MELHORES LIVROS DE DISTOPIA EM 2020, acesse https://bit.ly/33cJNPK
QUEM É CHRISTINA DALCHER?
Christina Dalcher obteve seu doutorado em lingüística teórica pela Georgetown University. Ela é especialista em fonética de mudança de som em dialetos italiano e britânico e lecionou em várias universidades.
Seus contos e ficção flash aparecem em mais de cem periódicos em todo o mundo. O reconhecimento inclui o primeiro lugar para o Bath Flash Award, indicações para o Pushcart Prize e vários outros prêmios. Ela mora em Norfolk, Virginia, com o marido.
(Fonte: bookbrowse.com / https://bit.ly/3igUzZM)