quarta-feira, 30 de setembro de 2020

LIVRO DA SEMANA 1: VOX, de Christina Dalcher

 Segundo os dicionários a definição de PREMISSA é: 

substantivo feminino
  1. 1.
    LÓGICA
    cada uma das proposições que compõem um silogismo e em que se baseia a conclusão.
  2. 2.
    POR EXTENSÃO
    ponto ou ideia de que se parte para armar um raciocínio.
    "partir de uma p. falsa"

  3. E a definição de METÁFORA é: 
substantivo feminino
  1. ESTILÍSTICALINGÜÍSTICA
    designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança (p.ex., ele tem uma vontade de ferro, para designar uma vontade forte, como o ferro).

    1. (Fonte: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/)


  2. Muito bem! Entendido isso, vamos falar sobre VOX, da escritora Christina Dalcher.
  3. (...) A premissa desse livro é aterrorizante, mas a metáfora apresentada é muito próxima dos nossos dias: em um país – Estados Unidos – tomado pelo fundamentalismo cristão[i], as mulheres perderam seus direitos. E também uma habilidade básica de qualquer ser humano: a fala. Qualquer palavra a mais e você toma um choque, tal como aquelas coleiras que dão choque em cães que latem demais. Uma mulher fala em média 20 mil palavras ao dia. Você consegue pensar em como seria sua vida se falasse apenas 100? (...) 
    (Fonte: site momentumsaga.com / Lady Sybilla / https://bit.ly/3cGwrP7)

  4. [i] Fundamentalismo religioso: quando a fé se torna intolerante, in domtotal.com - https://bit.ly/2G9B9ZC

Pois é essa a premissa que é desenvolvida nessa história que usa como metáfora uma sociedade distópica onde os direitos femininos são suprimidos quase que totalmente. A personagem principal, Jean McClellan é mãe, esposa, e uma ex-cientista especialista em neurolinguística que é privada de trabalhar, ler, escrever, dirigir ou mesmo falar. Ela se preocupa com sua filha pequena e com todas as mulheres que terão seu desenvolvimento interrompido por não poderem se expressar desde a infância. Mas uma oportunidade surge e ela vai colocar em prática seu poder de luta e reinvindicação! Na mesma linha de "O Conto de Aia", entre tantos outros livros de ficção distópica essa obra nos leva a refletir sobre até que ponto o estado pode interferir na vida do indivíduo e controlá-lo a fim de servir a outros interesses, geralmente financeiros.

Para saber mais sobre essa história que tem muito a ver com o rumo político tomado por vários países no mundo nos últimos anos, onde a extrema-direita e ditaduras fundamentalistas religiosas tem angariado adeptos e causado um retrocesso social no que tange às liberdades individuais e de expressão, não deixe de ler essas ótimas resenhas de VOX: 

- Momentum Saga / Lady Sybylla - https://bit.ly/3cGwrP7 

- Vai Lendo - https://bit.ly/2SeRYEQ 

- Minha Vida Literária - https://bit.ly/33dTg9r

Vídeos com resenha e informações sobre a obra: 

                          (Fonte: canal Resenhando Sonhos / YouTube / https://bit.ly/3jmanvK)

                                     (Fonte: canal Borogodó / YouTube / https://bit.ly/3cPgaY3)

                                (Fonte: canal tatianagfeltrin / YouTube / https://bit.ly/2Gc5s1N)

O QUE É DISTOPIA?
As distopias se passam em sociedades futuras profundamente defeituosas. É nelas que os autores projetam e extrapolam as injustiças sociais, o meio ambiente poluído e as preocupações éticas que temos hoje em dia. A intenção é fazer o leitor refletir sobre sua sociedade sem deixar o entretenimento de lado. Para saber mais acesse o link abaixo. 
                                             (Fonte: site My Best Brazil)
Para conhecer OS 15 MELHORES LIVROS DE DISTOPIA EM 2020, acesse https://bit.ly/33cJNPK

QUEM É CHRISTINA DALCHER?

Christina Dalcher obteve seu doutorado em lingüística teórica pela Georgetown University. Ela é especialista em fonética de mudança de som em dialetos italiano e britânico e lecionou em várias universidades.
Seus contos e ficção flash aparecem em mais de cem periódicos em todo o mundo. O reconhecimento inclui o primeiro lugar para o Bath Flash Award, indicações para o Pushcart Prize e vários outros prêmios. Ela mora em Norfolk, Virginia, com o marido. 
(Fonte: bookbrowse.com / https://bit.ly/3igUzZM)

CHRISTINA DALCHER POR ELA PRÓPRIA
Sou escritora, leitora, romancista e viciada em ficção flash. Sou tricoteira, bordadeira de ponto-cruz, cozinheira e esposa. Vivi em quatro continentes e quatro ilhas, algumas das quais se sobrepõem. Falo italiano com um toque de florentino e meu espanhol costumava ser ótimo. Meus heróis são Stephen King, Roald Dahl e Carl Sagan. Espero que Stephen King tenha uma vida longa e saudável nos próximos anos, mas quando ele se for, enviarei a ele um convite gravado para o meu jantar festivo para quem já passou dessa para melhor.
Sou o criadora de VOX, um romance para o qual ainda não tenho gênero, mas se você puder imaginar Mulheres Perfeitas (The Stepford Wives) de Ira Levin misturado com O Conto de Aia (The Handmaid's Tale) de Margaret Atwood e polvilhar nisso um pouco de neurolinguística, então você estará no caminho certo. (...)
(Fonte: traduzido do site christinadalcher.com / https://bit.ly/3jtofo1)

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

LIVRO DA SEMANA 2: LONGE DAS ALDEIAS, de Robertson Frizero

Um romance fácil de ser lido, em capítulos curtos e escrito na primeira pessoa. Sem diálogos e com uma história que prende nossa atenção, despertando em nós muitas emoções conforme vamos nos inteirando a respeito dessa narrativa sobre um filho que está em busca de saber as verdades sobre seu passado e o de sua família, através de histórias contadas por sua tia. Ele  tenta desvendar quem foi o pai que não pôde conhecer e o porquê dele ter sido arrancado dos braços de sua mãe. A fuga de um país em guerra, lembranças das atrocidades vivenciadas, e o recomeço em um novo país, convivendo com uma mãe doente, tudo isso está presente em Longe das Aldeias, escrito por Robertson Frizero.



           Assista no vídeo abaixo uma entrevista com o próprio autor falando sobre seu livro       
                  (Fonte: canal TV Cultura do Vale / YouTube / https://bit.ly/2G0vODQ)

                                Aqui, você pode assistir a uma boa resenha sobre o livro               
                             (Fonte: canal Literatorios / YouTube / 
https://bit.ly/33XO1Ks)

QUEM É ROBERTSON FRIZERO?
Robertson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS, Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS e Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia,  Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio AGES – Associação Gaúcha de Escritores. No momento, está concluindo o MBA em Book Publishing pela Casa Educação (SP). Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
(Fonte: blog do autor www.frizero.com.br)
Obs.: Em verdade a biografia de Robertson Frizero é bem mais extensa, com muitas idas e vindas e muita produtividade acadêmica. Para visualizá-la acesse https://bit.ly/3csKJ5G.

LIVRO DA SEMANA 1: O HERÓI IMPROVÁVEL DA SALA 13B, de Teresa Toten

Definição de TOC  

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é um transtorno comum, crônico e duradouro, caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. É considerado uma doença mental grave e está entre as dez maiores causas de incapacitação, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que cerca de 4 milhões de brasileiros sofram com a doença. Pessoas com TOC podem ter sintomas de obsessões, compulsões ou ambos. Esses sintomas podem interferir em todos os aspectos da vida, como trabalho, escola e relacionamentos pessoais. (Fonte: texto adaptado a partir de artigo publicado no site Vittude Blog / https://bit.ly/3mX6v6y)

Para saber mais sobre TOC acesse https://bit.ly/3hZsl5F / drauziovarella.uol.com.br

Iniciamos este post falando desta condição de saúde por razões óbvias: o personagem principal de O Herói Improvável da Sala 13B, escrito pela canadense Teresa Toten, sofre dessa doença. Adam Spencer, 14 anos, além de sofrer com sua própria condição de saúde, convive com outras pessoas também acometidas pela doença, como seu irmão e a garota por quem é apaixonado. Além disso, ele tem pais divorciados e vive com uma mãe acumuladora! Assim, esses personagens nos conduzem por uma narrativa muito bem construída, gostosa de se ler, e nos mostram como o amor cura tudo e nos dá forças para que a superação mediante situações adversas aconteça. Mas, tem muito mais coisas interessantes para você saber sobre essa história. Para isso, assista aos dois vídeos abaixo.

                                          (Fonte: YouTube / canal Admirável Leitor / https://bit.ly/2RVvCbE)

                                                (Fonte: YouTube / canal Toca Geeky / https://bit.ly/2RUtdha)

Leia abaixo um trecho de uma resenha sobre o livro.

Um livro repleto de momentos de profunda emoção e outros de inesperado humor, que explora as complexidades de viver com TOC e oferece perspectivas de esperança, felicidade e cura
Adam Spencer Ross, 14 anos, precisa lidar todos os dias com os problemas que resultam do divórcio dos pais e das necessidades de um meio-irmão amoroso, mas totalmente carente. Acrescente os desafios de seu TOC e é praticamente impossível imaginar que um dia ele se apaixonará. Mas, quando conhece Robyn Plummer no Grupo de Apoio a Jovens com TOC, ele fica perdida e desesperadamente atraído por ela. Robyn tem uma voz hipnótica, olhos azuis da cor do céu revolto e uma beleza estonteante que faz o corpo de Adam doer. Adam está determinado a ser o Batman para sua Robyn, mas será possível ter uma relação “normal” quando sua vida está longe de ser isso? A garota entrou na sala e, no intervalo de um batimento cardíaco, ele estava perdido.
(Fonte: starbooks.com.br / https://bit.ly/3hYremP)

QUEM É TERESA TOTEN? 
Filha de pai canadense e mãe croata, ela nasceu em Zagreb e partiu com os pais para o Canadá no dia em que nasceu. Eles se estabeleceram em Delhi; seu pai morreu quando ela tinha apenas sete meses. Dois ou três anos depois, ela se mudou com a mãe para Toronto, a primeira de muitas mudanças durante sua infância. Toten recebeu um diploma de Bacharelado em Artes (BA) e, em seguida, um diploma de Mestre em Artes
(MA) em Ciências Políticas pela Universidade de Toronto. Ela se casou e se mudou para Montreal. Ela fez algumas transmissões para a Radio Canada International lá. O casal mudou-se para Ottawaonde passaram sete anos antes de se mudarem para Toronto. Eles tiveram duas filhas lá e Toten começou a escrever. Mais tarde, eles se mudaram para a cidade de Nova York, voltando mais tarde para Toronto. (Fonte: wikipedia.org)

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

DIVIRTA-SE EM CASA #12: JOGOS COM TEMÁTICA GREGA

No artigo "10 JOGOS SUPER LEGAIS PARA QUEM É FÃ DA MITOLOGIA GREGA" do site GAROTAS GEEK (https://bit.ly/3iSU496) você encontra uma lista com descrições, ilustrações e acesso jogos com temática grega. São eles: 
  1. RISE OF THE ARGONAUTS     
  2. ALTERED BEAST
  3. SMITE
  4. HERC'S ADVENTURE
  5. APOTHEON
  6. CAVALEIROS DO ZODÍACO 
  7. DISNEY'S HERCULES
  8. KID ICARUS
  9. AGE OF MYTHOLOGY 
  10. GOD OFWAR

No site INNO GAMES, entre uma lista de vários jogos disponíveis, está GREPOLIS para você jogar online no seu PC ou Android. GREPOLIS é um jogo de browser grátis, que permite a você criar a Grécia Antiga do jeito que quiser. Crie alianças poderosas com outros jogadores e use os poderes dos deuses gregos Zeus, Poseidon, Hera, Atena e Hades. Recrute exércitos na água e em terra e compre unidades míticas, tais como a Hidra, o Pégaso e a Manticora. Construa Maravilhas do Mundo únicas para ajudar você a se tornar o governante do mundo de GREPOLIS! (https://bit.ly/32Fpmed)




LIVRO DA SEMANA: HOMENS E DEUSES. MITOS E LENDAS DOS GREGOS ANTIGOS, de Rex Warner

Hércules, Édipo, Ícaro, Cupido, Psiquê, Hermes, Cronos, Zeus. Você certamente já ouviu falar sobre alguns desses nomes, não é? Desde tempos remotos até hoje esses e vários outros personagens da Mitologia Grega estão presentes nas narrativas literárias e, portanto, no imaginário coletivo, ás vezes com outros nomes, mas os personagens são os mesmos. Os romanos se apoderaram dessa cultura que era a maior existente e mantiveram aquilo que lhes interessava. Os deuses e semideuses gregos também foram absorvidos, porém seus nomes modificados. Mas afinal, quem foram ou são esses tais deuses da mitologia grega. Como surgiram? O livro HOMENS E DEUSES - MITOS E LENDAS DOS GREGOS ANTIGOS, de Rex Warner, um grande estudioso de cultura clássica, conta essas narrativas de homens e deuses através de uma linguagem acessível e envolvente, fazendo uma ótima releitura dessas histórias clássicas.

São lendas e mitos cheio de significados relativos ao olhar humano sobre aquilo que queria entender mas muitas vezes não podia explicar, nos primórdios da civilização ocidental. Toda nossa cultura tem origem nessa fonte greco-romana, mas principalmente grega, que foi a que originou tudo há mais de três mil anos atrás. Poesia, teatro, dança, música, filosofia, política e muito mais. Os gêneros da tragédia e comédia, no teatro, a poesia épica e a poesia lírica, entre outros. Herdamos muitas coisas e quando não temos cultura suficiente passamos em branco toda uma vida sem saber e nem entender o porquê disso e daquilo. Pois é! Mas conhecendo a Mitologia Grega certamente você entenderá e compreenderá MUITO mais sobre a vida e o planeta em que vive. 

Abaixo você lerá alguns trechos de um estudo sobre a relação entre Mitologia Grega e literatura.

"(...) Segundo Grimal (1965), a mitologia é o estudo de narrativas relacionadas aos mitos que serviram durante muito tempo como guias para o comportamento dos seres humanos.  A mitologia pode nos revelar através de interpretação dos mitos como a sociedade ocidental e latina encarava seus temores e encontrava explicações a respeito das origens do universo, dos seres humanos e de todas as coisas existentes. (...)

(...) Dá-se o nome de “mitologia” grega ao conjunto de narrativas maravilhosas e lendas de toda a sorte que, como revelam os textos e monumentos figurados, tiveram curso nos países de língua grega, entre o IX e VIII século antes da nossa era, época a que nos reportam os poemas homéricos, e o fim do “paganismo”, três ou quatro séculos depois de Cristo (GRIMAL, 1965, p.7).

(...)  A cultura grega elaborou uma série de mitos para explicar o surgimento

da Terra, dos mares, do céu, dos deuses e dos homens. Assim, do Caos, princípio do Universo, teria nascido Eros (o Amor), Gaia ou Géia (a Terra) e Urano (o Céu). Estes se uniram por diversas vezes, gerando outras entidades, os titãs. Das várias uniões e sínteses entre esses seres resultaram novas divindades. A mitologia grega entende o universo como constituído pela sucessão de varias gerações divinas, que sintetizam uma evolução anterior e rompem com as ordens que cada geração institui e representa. É esse princípio geral que nos permite entender como Cronos (divindade do tempo) destrona seu pai Urano e, posteriormente, é destronado Por seu filho Zeus, o maior deus do Olimpo (Pedro, 2005, p. 63) (...)


(...) A essência da epopeia grega é enaltecer a luta dos homens, e pelo mito, ampliá-la até dimensões cósmicas. As suas narrativas, tomadas ao pé da letra, demonstram uma fé religiosa: Zeus e as divindades do Olimpo intervêm materialmente nos negócios humanos; é preciso honrá-los por meio de sacrifícios, acalmar o seu ressentimento, alcançar suas boas graças por todos os modos. (GRIMAL, 1965, p.10). 

Enfim, a mitologia grega em todo seu contexto engloba mitos fantásticos de heróis humanos e deuses, e isso é o que tornou a literatura grega tão fabulosa, essa sua composição de fatos e lendas magníficas que mexeu e mexe com o imaginário de cada ser humano, como um tesouro de ideias que seduzem e faz-se seduzir. (...)

Segundo Alamillo (1997), a mitologia clássica desempenhou um importante papel no mundo da cultura, o que fez com que todos conhecessem sua influência principalmente na literatura ocidental e latina. Para um melhor entendimento dessa influência cabe investigar e relacionar a influencia da mitologia grega na literatura. (...) [i]


[i] Martins, Roseli Gomes, em “MITOLOGIA GREGA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: UM ESTUDO DE CASO”, publicado em 20/07/2015 em webartigos.com ( https://bit.ly/3iIPoCN)

Para saber mais sobre os DEUSES GREGOS acesse: 

    • https://bit.ly/3hGCuDZ - (mundoeducacao.uol.com.br)
    • https://bit.ly/3kt7tW4 - (wikipedia.org)
    • https://bit.ly/3c62is8 (deusesehomens.com.br)
QUEM FOI REX WARNER?

Reginald Ernest Warner nasceu em Birmingham e deu seus primeiros passos em Gloucestershire. Filho de um clérigo, ele estudou em St. George's, em Harpenden, e em Wadham, em Oxford. Neste último foi onde conheceu W. H. Auden e Cecil Day Lewis.

Depois de terminar seus estudos em 1928, ele se dedicou ao ensino e deu aulas em toda a Inglaterra sobre a história egípcia. Em 1945 mudou-se para Atenas para trabalhar como diretor do Museu Britânico naquela cidade. Ocupou o cargo até 1947, período em que se dedicou também à tradução de clássicos gregos.

Após sua estada na Grécia, Warner se estabeleceu nos Estados Unidos, onde continuou ensinando. Sua primeira missão foi Bowdoin College Brunswick, no Maine, em 1961. Um ano depois, em 1962, ele continuou suas aulas de História Antiga na Universidade de Connecticut, onde permaneceria pelos próximos onze anos.

Rex Warner faleceu em Wallingford , Oxfordshire .


CONHEÇA ALGUNS DEUSES GREGOS E SEUS SIMILARES ROMANOS

Deus Grego

Deus Romano

Função ou Característica

Zeus

Júpiter

Pai dos Deuses e dos homens, principal Deus do Olimpo.

Cronos

Saturno

Deus do tempo, pai de Zeus. Pertencia à raça dos titãs.

Hera

Juno

Rainha dos Deuses, esposa de Zeus.

Hefesto

Vulcano

Artista do Olimpo, fazia os raios que Zeus lançava sobre os mortais. Filho de Zeus e Hera.

Poseidon

Netuno

Senhor do oceano, irmão de Zeus.

Hades

Plutão

Senhor do reino dos mortos, irmão de Zeus.

Ares

Marte

Deus da guerra, filho de Zeus e Hera.

Apolo

Febo

Deus do sol, da arte de atirar com o arco, da música e da profecia. Filho de Zeus e Latona.

Artemis

Diana

Deusa da caça e da lua, irmã de Apolo.

Afrodite

Vênus

Deus da beleza e do amor, nasceu das espumas do mar.

Eros

Cupido

Deus do amor, filho de Vênus.

Atena

Minerva

Deusa da sabedoria, nasceu da cabeça de Zeus.

Hermes

Mercúrio

Deus da destreza e da habilidade, cultuado pelos comerciantes. Filho e mensageiro de Zeus.

Deméter

Ceres

Deusa da agricultura, filha de Cronos e Réia.

 

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

DIVIRTA-SE EM CASA #11: EM CASA COM SESC (#emcasacomsesc)

É sempre bom lembrarmos que, mesmo não estando ainda com as unidades abertas ao público, o SESC SÃO PAULO nos disponibiliza online uma enorme paleta de atrações culturais, que vão das artes aos esportes. Podemos acessá-las no Instagram (instagram.com/sescaovivo) e YouTube (youtube.com/sescsp).

Lá você poderá assistir espetáculos de:

- música;

- teatro adulto;

- teatro infantil;

- dança.

Além de vídeos sobre:

- esporte;

- alimentação saudável;

- debates sobre temas variados;

- entrevistas ótimas. 

Tudo isso com muita qualidade e possibilitando à você poder ampliar cada vez mais seu repertório cultural e visão de mundo. Não deixe de conhecer e aproveitar bem o seu tempo. Grande abraço!



DIVIRTA-SE EM CASA #10 : JOGOS DE TABULEIRO - FAÇA VOCÊ MESMO

Jogos sempre foram uma maneira de se divertir ao mesmo tempo que aprendemos alguma coisa ou treinamos várias habilidades. Hoje em dia os jogos eletrônicos (presenciais ou online), mais conhecidos pela palavra inglesa "games" são os mais conhecidos e consumidos por crianças, jovens e adultos. Mas existe um tipo de jogo que nunca saiu de moda e que é muito legal também: o jogo de tabuleiro. Em nossa escola há vários alunos e alunas que vão jogar xadrez ou dama na Sala de Leitura quando tem um tempinho sobrando e alguns vão até diariamente. Mas além destes dois tipos de jogos mencionados existem muitos outros. Dentre os mais tradicionais estão ludo, gamão, War, Detetive, Banco Imobiliário, Imagem e Ação, etc. Para saber mais sobre os jogos de tabuleiro mais conhecidos assista ao vídeo abaixo. Talvez não sejam do seu tempo, mas se encontrar algum destes nos guardados de seus pais ou avós vale a pena pedir emprestado, ler e entender as regras e começar a divertir-se. 




Assista ao vídeo abaixo sobre alguns jogos de tabuleiro muito conhecidos e que fizeram muito sucesso.

       (Fonte: canal TOYZERA/YouTube/https://https://bit.ly/2ZrgXZN)

HISTÓRIA DOS JOGOS DE TABULEIRO

Os jogos de tabuleiro utilizam as superfícies planas e pré-marcadas, com desenhos ou marcações de acordo com as regras envolvidas em cada jogo específico. Os jogos podem ter por base estratégia pura, sorte (por exemplo, rolagem de dados), ou uma mistura dos dois, e geralmente têm um objetivo que cada jogador pretende alcançar. Os primeiros jogos de tabuleiro representavam uma batalha entre dois exércitos, e a maioria dos jogos de tabuleiro modernos ainda são baseados em derrotar os jogadores adversários em termos.

Existem muitos tipos de jogos de tabuleiro. Sua representação pode variar de situações da vida real a jogos abstratos sem nenhum tema (por exemplo, damas). As regras podem variar desde o simples (por exemplo, jogo-da-velha), para aquelas que descrevem um universo de jogos em grande detalhe (por exemplo, Dungeons & Dragons).

O tempo necessário para aprender a jogar ou dominar um jogo varia muito de jogo para jogo. Tempo não está necessariamente relacionado com o número ou a complexidade das regras de aprendizagem; alguns jogos com estratégias profundas (por exemplo, xadrez ou Go) possuem conjuntos de regras relativamente simples.

Dama Brasileira Só Com Regras Basicas...
Dama Brasileira

Jogos de tabuleiro não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva a capacidade de memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato.

DIFERENÇA ENTRE JOGOS DE MESA E JOGOS DE TABULEIRO

diferença é que o jogo de mesa são os jogos de baralho : truco, rouba monte, cacheta, etc. E jogo de tabuleiro é : dama, xadrez, ludo, etc. Jogos de mesa são aqueles que necessitam de algum objeto auxiliar para serem jogados.


Jogos de Tabuleiro de Segunda Geração

Na década de 2010, os jogo de tabuleiro voltaram à popularidade devido à internet. Por isso, passaram a ser chamados de Jogos de 2ª Geração. Eles possuem as seguintes características: as partidas são geralmente rápidas (no máximo uma hora); a interação entre os jogadores é maior; os jogos são fáceis de aprender mas ao mesmo tempo dão espaço para muitas possibilidades de decisão do jogador; e os componentes são de excelente qualidade.

Eles se dividem nas seguintes categorias:

  • Eurogames – jogos com regras simples, pouca sorte e muita estratégia. Surgiram na Alemanha e se espalharam pela Europa.
  • Jogos de guerra - Simulam táticas de batalha;
  • Jogos de cartas - Combinam as peças e tabuleiros com baralhos especiais;
  • Jogos de estilo americano - Com regras complexas e extensos manuais;

Em Portugal os jogos de tabuleiro estão catalogados desde a época romana.

No Brasil, os índios conhecem um jogo chamado o Jogo da Onça que tem sua origem provável entre os incas. Esse jogo foi encontrado entre os Bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como Adugo, bem como entre os Manchineri, no Acre, e os Guaranis, em São Paulo.Trata-se de um jogo de estratégia. O tabuleiro é riscado no chão. Uma pedra representa a onça e 14 outras representam os cachorros. O objetivo dos cachorros é imobilizar a onça e o objetivo da onça é comer 5 cachorros. Jogos parecidos a este são encontrados entre outras civilizações, como os Incas (Puma e Carneiros), Índia (Tigre e Cabras) e China (Senhor Feudal e Camponeses).

Os jogos de tabuleiro mais populares no Brasil incluem:



Rankings de jogos

O primeiro lugar da lista é Pandemic Legacy Primeira Temporada, que em 2016 desbancou o jogo Twilight Struggle que estava no topo desde dezembro de 2010, e hoje está em terceiro lugar, seguido de Through the AgesDiversos sites e instituições elaboram listas classificatórias para o site americano Geek, criado em 2000 e que tem listados mais de 50 mil jogos, entre jogos de tabuleiro, card games e expansões. Os jogos são rankeados através de votação direta dos participantes. O ranking atual tem mais de 7000 jogos listados. Entram na lista apenas jogos que receberam mais de 30 votos.

O site Ludopedi elabora listas dos jogos mais jogados e possuídos no Brasil. O mais prestigiado aqui é o Terra Mystica, lançado em 2012, seguido por Puerto Rico.

O jogo-da-velha (Tic-tac-toe) estava na parte inferior do ranking.

(Fonte: wikipedia.org)


História

Existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência.

Foram muito populares na Grécia e na Roma de onde se espalharam por toda Europa e depois para a América. Os mais famosos desta geração são: Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida, War, Batalha Naval, e mais alguns.

A partir da década de 1980 os jogos de tabuleiro perderam muito a sua popularidade devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos voltaram a conquistar muitos adeptos. Um dos motivos é a interação entre os jogadores.

(Fonte: wikipedia.org - https://bit.ly/2ReL6XH)


Abaixo você poderá assistir a quatro vídeos que ensinam como fazer jogos de tabuleiro com as próprias mãos, para jogar com a criançada ou com seus amigos.

  1. Três brincadeiras para fazer na quarentena

                 (Fonte: canal TIO RAPHA/YouTube/https://bit.ly/2DR8PKA)

2. Mini roleta de cassino feita com papelão

                  (Fonte: canal INVENTUS/YouTube/https://bit.ly/2ZtUmfg) 

3. Jogo trilha caseiro para crianças

             (Fonte: canal GAMEMASTER DIH/YouTube/https://bit.ly/35neuDu)

4. Jogo de tabuleiro confeccionado com três baralhos (cabeça!)

             (Fonte: canal VICTOR LAMOGLIA/YouTube/https://bit.ly/2GIkv3e)

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

PERSONALIDADE DA SEMANA: ADRIEL OLIVEIRA, O "DRII"

Com quase 754 mil seguidores no Instagram, em seu perfil , intitulado “Livros do Drii”,  podemos encontrar resenhas de livros e indicações de leituras. Drii é um garoto apaixonado pela literatura desde pequeno, e sua família, percebendo seu gosto pela leitura, sempre o presenteou com livros, o que, ao longo de todos esses anos fez com que ele se tornasse um leitor experiente e sempre em busca daquilo que mais gosta! Seu sonho é um dia escrever um livro de fantasia, com super-heróis e seres mágicos, devido a seu gosto por aventuras e por ser grande fã da cultura geek[1].

Depois de ter publicado nos stories do Instagram a ofensa racista que sofreu, feita por um hater, no dia 27/08 deste ano, uma quinta-feira, e ter tido o consolo de sua mãe, D. Daise, de 32 anos, que lhe aconselhou a ser forte e não partir para a briga, a história se espalhou e no mesmo dia seu perfil ganhou mais 60 mil seguidores. No sábado seguinte, dia 29/08, de 350 mil acabou chegando na marca de 750 mil seguidores! Foi apoiado por artistas de todos os tipos: cantores, atores, além de editores de jornais e revistas e da TV, que inclusive lhe enviaram muitos presentes. A história toda da trajetória do Drii é muito bonita e serve de exemplo para nós.

[1] A cultura geek se caracteriza por um estilo de vida no qual os indivíduos se interessam por tudo que está relacionado à tecnologia, gostam de filmes de ficção científica (Star Wats, Star Treck, entre outros), são fanáticos por jogos eletrônicos e de tabuleiro e são extremamente inteligentes, assim como os nerds.

Para saber mais acesse os links abaixo:

1. Dono de perfil sobre literatura nas redes sociais, baiano de 12 anos é vítima de racismo: “Orgulho de minha cor” (g1.globo.com - https://glo.bo/3iesCCJ)

2. Garoto de 12 anos é vítima de racismo em seu perfil de literatura na internet (istoe.com.br - https://bit.ly/2RcDmFz)

3. Os livros do Drii e suas viagens extraordinárias sem sair de casa (barquinhocultural.com.br - https://bit.ly/3bGQRH7)

4. Ódio na internet e suas consequências (canal Marcus Pessoa/YouTube/ https://bit.ly/35ngV9e)

 O Drii também está no YouTube, com o mesmo nome do Instagram: Livros do Drii. Só pra gente ter uma palhinha, vamos assistir a este vídeo onde ele explica como customizou uma parede com capas de HQ.

                     (Fonte: LIVROS DO DRII / YouTube /https://bit.ly/2RdbXUc)

ANO 2024 - Bem-vindos!

CARDÁPIO DO MÊS - Abril 2024

O projeto CARDÁPIO DO MÊS tem por objetivo chamar a atenção dos usuários da Sala de Leitura para determinadas obras que a cada mês são sel...