Abaixo você lerá alguns trechos de um estudo sobre a relação entre Mitologia Grega e literatura.
"(...) Segundo Grimal (1965), a mitologia é o estudo de narrativas relacionadas aos mitos que serviram durante muito tempo como guias para o comportamento dos seres humanos. A mitologia pode nos revelar através de interpretação dos mitos como a sociedade ocidental e latina encarava seus temores e encontrava explicações a respeito das origens do universo, dos seres humanos e de todas as coisas existentes. (...)
(...) Dá-se o nome de “mitologia” grega ao conjunto de narrativas maravilhosas e lendas de toda a sorte que, como revelam os textos e monumentos figurados, tiveram curso nos países de língua grega, entre o IX e VIII século antes da nossa era, época a que nos reportam os poemas homéricos, e o fim do “paganismo”, três ou quatro séculos depois de Cristo (GRIMAL, 1965, p.7).
(...) A cultura grega elaborou uma série de mitos para explicar o surgimento
da Terra, dos mares, do céu, dos deuses e dos homens. Assim, do Caos, princípio do Universo, teria nascido Eros (o Amor), Gaia ou Géia (a Terra) e Urano (o Céu). Estes se uniram por diversas vezes, gerando outras entidades, os titãs. Das várias uniões e sínteses entre esses seres resultaram novas divindades. A mitologia grega entende o universo como constituído pela sucessão de varias gerações divinas, que sintetizam uma evolução anterior e rompem com as ordens que cada geração institui e representa. É esse princípio geral que nos permite entender como Cronos (divindade do tempo) destrona seu pai Urano e, posteriormente, é destronado Por seu filho Zeus, o maior deus do Olimpo (Pedro, 2005, p. 63) (...)(...) A essência da epopeia grega é enaltecer a luta dos homens, e pelo mito, ampliá-la até dimensões cósmicas. As suas narrativas, tomadas ao pé da letra, demonstram uma fé religiosa: Zeus e as divindades do Olimpo intervêm materialmente nos negócios humanos; é preciso honrá-los por meio de sacrifícios, acalmar o seu ressentimento, alcançar suas boas graças por todos os modos. (GRIMAL, 1965, p.10).
Enfim, a mitologia grega em todo seu contexto engloba mitos fantásticos de heróis humanos e deuses, e isso é o que tornou a literatura grega tão fabulosa, essa sua composição de fatos e lendas magníficas que mexeu e mexe com o imaginário de cada ser humano, como um tesouro de ideias que seduzem e faz-se seduzir. (...)
Segundo Alamillo (1997), a mitologia clássica desempenhou um importante papel no mundo da cultura, o que fez com que todos conhecessem sua influência principalmente na literatura ocidental e latina. Para um melhor entendimento dessa influência cabe investigar e relacionar a influencia da mitologia grega na literatura. (...) [i]
[i]
Martins, Roseli Gomes, em “MITOLOGIA GREGA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO
PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: UM ESTUDO DE CASO”, publicado em 20/07/2015
em webartigos.com ( https://bit.ly/3iIPoCN)
Para saber mais sobre os DEUSES GREGOS acesse:
- https://bit.ly/3hGCuDZ - (mundoeducacao.uol.com.br)
- https://bit.ly/3kt7tW4 - (wikipedia.org)
- https://bit.ly/3c62is8 (deusesehomens.com.br)
Reginald Ernest Warner nasceu
em Birmingham e deu seus primeiros passos em Gloucestershire. Filho de um
clérigo, ele estudou em St. George's, em Harpenden, e em Wadham, em Oxford. Neste último
foi onde conheceu W. H. Auden e Cecil Day Lewis.
Depois de terminar seus
estudos em 1928, ele se dedicou ao ensino e deu aulas em toda a Inglaterra
sobre a história egípcia. Em 1945 mudou-se para Atenas para trabalhar como
diretor do Museu Britânico naquela cidade. Ocupou o cargo até 1947, período em
que se dedicou também à tradução de clássicos gregos.
Após sua estada na Grécia,
Warner se estabeleceu nos Estados Unidos, onde continuou ensinando. Sua
primeira missão foi Bowdoin College Brunswick, no Maine, em 1961. Um ano
depois, em 1962, ele continuou suas aulas de História Antiga na Universidade de
Connecticut, onde permaneceria pelos próximos onze anos.
Rex Warner faleceu em
Wallingford , Oxfordshire .
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog são MODERADOS. Portanto, só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com nossos termos. Por favor, antes de publicar, leia nossos TERMOS DE USO, abaixo listados.
1. Publique somente comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
2. Comentários anônimos não serão publicados bem como aqueles que apresentem palavras e/ou expressões de baixo-calão, ofensas ou qualquer outro tipo de falta de decoro.
3. Os comentários postados não refletem a opinião do autor deste blog.