quinta-feira, 17 de setembro de 2020

LIVRO DA SEMANA: HOMENS E DEUSES. MITOS E LENDAS DOS GREGOS ANTIGOS, de Rex Warner

Hércules, Édipo, Ícaro, Cupido, Psiquê, Hermes, Cronos, Zeus. Você certamente já ouviu falar sobre alguns desses nomes, não é? Desde tempos remotos até hoje esses e vários outros personagens da Mitologia Grega estão presentes nas narrativas literárias e, portanto, no imaginário coletivo, ás vezes com outros nomes, mas os personagens são os mesmos. Os romanos se apoderaram dessa cultura que era a maior existente e mantiveram aquilo que lhes interessava. Os deuses e semideuses gregos também foram absorvidos, porém seus nomes modificados. Mas afinal, quem foram ou são esses tais deuses da mitologia grega. Como surgiram? O livro HOMENS E DEUSES - MITOS E LENDAS DOS GREGOS ANTIGOS, de Rex Warner, um grande estudioso de cultura clássica, conta essas narrativas de homens e deuses através de uma linguagem acessível e envolvente, fazendo uma ótima releitura dessas histórias clássicas.

São lendas e mitos cheio de significados relativos ao olhar humano sobre aquilo que queria entender mas muitas vezes não podia explicar, nos primórdios da civilização ocidental. Toda nossa cultura tem origem nessa fonte greco-romana, mas principalmente grega, que foi a que originou tudo há mais de três mil anos atrás. Poesia, teatro, dança, música, filosofia, política e muito mais. Os gêneros da tragédia e comédia, no teatro, a poesia épica e a poesia lírica, entre outros. Herdamos muitas coisas e quando não temos cultura suficiente passamos em branco toda uma vida sem saber e nem entender o porquê disso e daquilo. Pois é! Mas conhecendo a Mitologia Grega certamente você entenderá e compreenderá MUITO mais sobre a vida e o planeta em que vive. 

Abaixo você lerá alguns trechos de um estudo sobre a relação entre Mitologia Grega e literatura.

"(...) Segundo Grimal (1965), a mitologia é o estudo de narrativas relacionadas aos mitos que serviram durante muito tempo como guias para o comportamento dos seres humanos.  A mitologia pode nos revelar através de interpretação dos mitos como a sociedade ocidental e latina encarava seus temores e encontrava explicações a respeito das origens do universo, dos seres humanos e de todas as coisas existentes. (...)

(...) Dá-se o nome de “mitologia” grega ao conjunto de narrativas maravilhosas e lendas de toda a sorte que, como revelam os textos e monumentos figurados, tiveram curso nos países de língua grega, entre o IX e VIII século antes da nossa era, época a que nos reportam os poemas homéricos, e o fim do “paganismo”, três ou quatro séculos depois de Cristo (GRIMAL, 1965, p.7).

(...)  A cultura grega elaborou uma série de mitos para explicar o surgimento

da Terra, dos mares, do céu, dos deuses e dos homens. Assim, do Caos, princípio do Universo, teria nascido Eros (o Amor), Gaia ou Géia (a Terra) e Urano (o Céu). Estes se uniram por diversas vezes, gerando outras entidades, os titãs. Das várias uniões e sínteses entre esses seres resultaram novas divindades. A mitologia grega entende o universo como constituído pela sucessão de varias gerações divinas, que sintetizam uma evolução anterior e rompem com as ordens que cada geração institui e representa. É esse princípio geral que nos permite entender como Cronos (divindade do tempo) destrona seu pai Urano e, posteriormente, é destronado Por seu filho Zeus, o maior deus do Olimpo (Pedro, 2005, p. 63) (...)


(...) A essência da epopeia grega é enaltecer a luta dos homens, e pelo mito, ampliá-la até dimensões cósmicas. As suas narrativas, tomadas ao pé da letra, demonstram uma fé religiosa: Zeus e as divindades do Olimpo intervêm materialmente nos negócios humanos; é preciso honrá-los por meio de sacrifícios, acalmar o seu ressentimento, alcançar suas boas graças por todos os modos. (GRIMAL, 1965, p.10). 

Enfim, a mitologia grega em todo seu contexto engloba mitos fantásticos de heróis humanos e deuses, e isso é o que tornou a literatura grega tão fabulosa, essa sua composição de fatos e lendas magníficas que mexeu e mexe com o imaginário de cada ser humano, como um tesouro de ideias que seduzem e faz-se seduzir. (...)

Segundo Alamillo (1997), a mitologia clássica desempenhou um importante papel no mundo da cultura, o que fez com que todos conhecessem sua influência principalmente na literatura ocidental e latina. Para um melhor entendimento dessa influência cabe investigar e relacionar a influencia da mitologia grega na literatura. (...) [i]


[i] Martins, Roseli Gomes, em “MITOLOGIA GREGA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: UM ESTUDO DE CASO”, publicado em 20/07/2015 em webartigos.com ( https://bit.ly/3iIPoCN)

Para saber mais sobre os DEUSES GREGOS acesse: 

    • https://bit.ly/3hGCuDZ - (mundoeducacao.uol.com.br)
    • https://bit.ly/3kt7tW4 - (wikipedia.org)
    • https://bit.ly/3c62is8 (deusesehomens.com.br)
QUEM FOI REX WARNER?

Reginald Ernest Warner nasceu em Birmingham e deu seus primeiros passos em Gloucestershire. Filho de um clérigo, ele estudou em St. George's, em Harpenden, e em Wadham, em Oxford. Neste último foi onde conheceu W. H. Auden e Cecil Day Lewis.

Depois de terminar seus estudos em 1928, ele se dedicou ao ensino e deu aulas em toda a Inglaterra sobre a história egípcia. Em 1945 mudou-se para Atenas para trabalhar como diretor do Museu Britânico naquela cidade. Ocupou o cargo até 1947, período em que se dedicou também à tradução de clássicos gregos.

Após sua estada na Grécia, Warner se estabeleceu nos Estados Unidos, onde continuou ensinando. Sua primeira missão foi Bowdoin College Brunswick, no Maine, em 1961. Um ano depois, em 1962, ele continuou suas aulas de História Antiga na Universidade de Connecticut, onde permaneceria pelos próximos onze anos.

Rex Warner faleceu em Wallingford , Oxfordshire .


CONHEÇA ALGUNS DEUSES GREGOS E SEUS SIMILARES ROMANOS

Deus Grego

Deus Romano

Função ou Característica

Zeus

Júpiter

Pai dos Deuses e dos homens, principal Deus do Olimpo.

Cronos

Saturno

Deus do tempo, pai de Zeus. Pertencia à raça dos titãs.

Hera

Juno

Rainha dos Deuses, esposa de Zeus.

Hefesto

Vulcano

Artista do Olimpo, fazia os raios que Zeus lançava sobre os mortais. Filho de Zeus e Hera.

Poseidon

Netuno

Senhor do oceano, irmão de Zeus.

Hades

Plutão

Senhor do reino dos mortos, irmão de Zeus.

Ares

Marte

Deus da guerra, filho de Zeus e Hera.

Apolo

Febo

Deus do sol, da arte de atirar com o arco, da música e da profecia. Filho de Zeus e Latona.

Artemis

Diana

Deusa da caça e da lua, irmã de Apolo.

Afrodite

Vênus

Deus da beleza e do amor, nasceu das espumas do mar.

Eros

Cupido

Deus do amor, filho de Vênus.

Atena

Minerva

Deusa da sabedoria, nasceu da cabeça de Zeus.

Hermes

Mercúrio

Deus da destreza e da habilidade, cultuado pelos comerciantes. Filho e mensageiro de Zeus.

Deméter

Ceres

Deusa da agricultura, filha de Cronos e Réia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog são MODERADOS. Portanto, só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com nossos termos. Por favor, antes de publicar, leia nossos TERMOS DE USO, abaixo listados.
1. Publique somente comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
2. Comentários anônimos não serão publicados bem como aqueles que apresentem palavras e/ou expressões de baixo-calão, ofensas ou qualquer outro tipo de falta de decoro.
3. Os comentários postados não refletem a opinião do autor deste blog.

ANO 2024 - Bem-vindos!

CARDÁPIO DO MÊS - Abril 2024

O projeto CARDÁPIO DO MÊS tem por objetivo chamar a atenção dos usuários da Sala de Leitura para determinadas obras que a cada mês são sel...