sexta-feira, 4 de setembro de 2020

GÊNERO LITERÁRIO: TERROR

O papo da semana é o horror, o terror, o medo, a tensão no limite, o sobrenatural inexplicável! Você faz parte do grupo de pessoas que sente prazer ao sentir medo? Já se perguntou por que algumas pessoas adoram sentir medo, sentir aquele arrepio na espinha, aquela sensação de um murro no estômago, de ficarem paralisadas enquanto um ar gelado as rodeia, que alguma energia ronda o ambiente e as espreita? Seja na literatura, no cinema, e, atualmente, até nos games, o terror está lá, presente e faz muito sucesso! E tal sucesso é devido a um neurotransmissor chamado dopamina, que, ao ser liberado, causa em alguns uma sensação de prazer, e em outros uma sensação nada agradável! É por isso que, geralmente quem gosta de histórias de terror também gosta de esportes radicais. Tudo por conta da tal DOPAMINA. A trajetória percorrida pelo terror nas artes, através dos tempos, e como ele vem sendo tratado artes acompanha a evolução social do homem. Se antes o medo daquilo que não se podia explicar era usado como doutrinação religiosa. 

(...) em algumas religiões, como a hebraica-cristã, o conceito de inferno é um lugar horrível que seria o destino pós-morte daqueles que são pecadores, estimulando as pessoas a seguirem à risca as regras da Igreja. (...) A partir do século XVIII, o pensamento racional ganhou força com o Iluminismo, liderado pela elite intelectual europeia. A partir daí, o mundo passa a ser explicado por métodos racionais. O avanço de diversas áreas da ciência possibilitou que o homem conseguisse compreender o funcionamento da natureza e conseguir manipulá-la a seu favor, originando a Revolução Industrial. Com o avanço tecnológico desta época, o ser humano passou a depender cada vez menos das variáveis naturais.  Foi nesse século que surgiram as primeiras obras da literatura gótica, onde são apresentados os primeiros elementos sobrenaturais como fantasmas. Antes, não havia o conceito de sobrenatural, pois qualquer coisa que fugisse do comum era creditado à vontade divina. Neste momento, a natureza tinha suas regras definidas, portanto, qualquer coisa que fugisse da causalidade natural seria considerado sobrenatural.(...)[i]

Por tudo isso, vamos apresentar nos próximos posts dois livros deste gênero tão aclamado e consumido por muitos leitores. Surpreendentemente, um deles foi escrito por aquele que é considerado o precursor desta estética no Brasil do século XIX: o poeta e escritor romântico Álvares de Azevedo. E o outro, por um escritor contemporâneo, o norte-americano, Stephen King.


[i] Terror na Literatura (In: formigaeletrtica.com.br/https://bit.ly/3bqoc9f)

Leia também esses ótimos artigos sobre o assunto:

PORQUE AS PESSOAS SE INTERESSAM TANTO PELO TERROR? (https://bit.ly/3hVmDCx / In: clickguarulhos.com.br)

PORQUE O SUSPENSE E O MISTÉRIO FASCINAM OS JOVENS LEITORES?(https://bit.ly/3lTACeD / In: quindim.com.br/blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog são MODERADOS. Portanto, só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com nossos termos. Por favor, antes de publicar, leia nossos TERMOS DE USO, abaixo listados.
1. Publique somente comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
2. Comentários anônimos não serão publicados bem como aqueles que apresentem palavras e/ou expressões de baixo-calão, ofensas ou qualquer outro tipo de falta de decoro.
3. Os comentários postados não refletem a opinião do autor deste blog.

ANO 2024 - Bem-vindos!

CARDÁPIO DO MÊS - Abril 2024

O projeto CARDÁPIO DO MÊS tem por objetivo chamar a atenção dos usuários da Sala de Leitura para determinadas obras que a cada mês são sel...