Existem várias vertentes do movimento realista na literatura. Essa estética literária teve sua origem na França do século XIX e durou até o início do século XX, surgindo como uma reação contrária ao Romantismo cujas obras eram consideradas exóticas demais e acabavam perdendo o contato com a vida real, e à ascensão da burguesia na Europa. Durante certo tempo romantismo e realismo caminharam paralelamente mas, por fim, o último sobrepujou o primeiro.
Dentre os vários tipos de realismo existentes, tais como o realismo mágico, o social, o psicológico, o naturalismo e outros mais específicos de alguns países como Reino Unido (realismo de pia de cozinha) e União Soviética (realismo socialista), a narrativa do romance O Cortiço (publicado em 1890), de Aluísio de Azevedo, pode ser classificada como pertencente
ao naturalismo, vertente mais extrema do realismo, influenciado pela teoria da evolução das espécies, de Charles Darwin e fundado por Émile Zola. O naturalismo tem como premissa principal a crença de que a ciência pode explicar todos os fenômenos sociais e ambientais, e apresenta um texto impregnado de determinismo, uma certa fatalidade com relação ao destino dos personagens. Esse movimento literário geralmente retrata as camadas mais pobres da população, expondo com crueza os instintos humanos, seus vícios e defeitos, muitas vezes exercendo o papel de crítica social.
Quer saber mais sobre
as diferenças entre realismo e naturalismo e seus principais autores no Brasil?
Acesse o link https://bit.ly/2YbaIbV
do site www.todamateria.com.br
FRASES CÉLEBRES DE ESCRITORES REALISTAS
Honoré de Balzac
"A
infelicidade tem isso de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros
amigos."
“Ele
andava à roda no seu desejo como o preso no cárcere.”
Gustave Flaubert
"Para
se ter talento é necessário estarmos convencidos de que o temos."
“A
igualdade é a escravatura. É por isso que amo a arte. Aí, pelo menos, tudo é
liberdade neste mundo de ficções.”
Émile Zola
“Os governos suspeitam da literatura porque é uma força que lhes escapa.”
"O
sofrimento é o melhor remédio para acordar o espírito."
Aluísio de Azevedo
"Para que uma língua não seja obscura e sim ilustre, não lhe basta ser falada por muita gente, tem que ser igualmente lida."
"O professor sempre se impacienta quando tem de explicar qualquer coisa mais de uma vez. O livro não. O livro exige apenas a boa vontade de quem estuda."
"O desejo de ser amada prova que se tem muito amor próprio; o desejo de amar prova que se tem muita sensibilidade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog são MODERADOS. Portanto, só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com nossos termos. Por favor, antes de publicar, leia nossos TERMOS DE USO, abaixo listados.
1. Publique somente comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
2. Comentários anônimos não serão publicados bem como aqueles que apresentem palavras e/ou expressões de baixo-calão, ofensas ou qualquer outro tipo de falta de decoro.
3. Os comentários postados não refletem a opinião do autor deste blog.