


"Uma miçanga (português brasileiro) ou missanga (português europeu) é um pequeno objeto decorativo feito de materiais naturais como pedra, ossos, conchas, madeira ou, na maioria dos casos, de vidro. Costuma ser usado para enfeitar colares (ou qualquer ornamento feito com esses vidrilhos), e são reconhecíveis por serem dotados de um pequeno furo no centro para rosqueamento ou encordoamento. Depois, são atados a um fio, corrente ou colar.
O uso de miçangas se originou na África do Sul e países adjacentes, onde possuem um valor espiritual, já que esses colares eram usados em seus primórdios para a oração ou devoção, ou talvez, para afugentar maus espíritos. Atualmente, a maior parte da criação de miçangas é voltada para acessórios de beleza. Costumam ser vendidas nas praias."
Tais objetos sempre foram usados nos adornos corporais dos indígenas e acabaram por fazer parte dos itens acessórios do vestuário do "homem branco" como forma de adorno, tanto em materiais naturais (sementes, ossos, madeira, conchas, etc.) como sintéticos (plástico, acrílico, vidro, etc.).
No Google Arts & Culture, temos a oportunidade de fazer uma visita virtual pela exposição No Caminho da Miçanga, do Museu do Índio e descobrir muito mais sobre a história desses pequenos objetos coloridos, que tem sua origem nos primeiros centros de produção de contas de vidro no Egito e Mesopotâmia entre 2.500 e 1.600 a.C. Por aí, você vê que a miçanga é bem antiguinha! Então, para saber muito mais e poder passear por essa exposição super interessante como se estivesse dentro do museu, acesse https://bitlybr.com/fgll3XE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog são MODERADOS. Portanto, só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com nossos termos. Por favor, antes de publicar, leia nossos TERMOS DE USO, abaixo listados.
1. Publique somente comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
2. Comentários anônimos não serão publicados bem como aqueles que apresentem palavras e/ou expressões de baixo-calão, ofensas ou qualquer outro tipo de falta de decoro.
3. Os comentários postados não refletem a opinião do autor deste blog.