quinta-feira, 16 de julho de 2020

LIVROS DA SEMANA: O SURGIMENTO DOS PÁSSAROS e A ÁRVORE DE CANTOS, textos organizados por Anne Ballester Soares com base em depoimentos de pajés da etnia Parahiteri

O seguimento
Yanomami da Coleção Mundo Índígena — O SURGIMENTO DOS PÁSSAROS, A ÁRVORE DE CANTOS, OS COMEDORES DE TERRA e O SURGIMENTO DA NOITE,  reúne quatro cadernos de histórias dos povos Yanomami, que formam juntos O livro das transformações contadas pelos Yanomami do grupo Parahiteri .
Na temporalidade própria das histórias, seres que hoje são animais e espíritos eram gente Yanomami. Trata-se da origem do mundo de acordo com os saberes deste povo, explicando como, aos poucos, ele veio a ser como é hoje.
Os Yanomami habitam grande extensão da floresta amazônica, que cobre parte de Roraima, Amazonas e Venezuela. Sua população é estimada em 35 mil pessoas, que falam quatro línguas diferentes: yanomae , ninam , sanuma e xamatari, pertencentes a um pequeno tronco linguístico isolado.
As comunidades Ajuricaba , do rio Demini, Komixipiwei , do rio Jutaí, e Cachoeira Aracá , do rio Aracá gravaram e transcreveram todas as histórias contadas por seus pajés. A primeira tradução, feita com a ajuda de dois professores Yanomami, foi iniciada a partir destas gravações — sendo então, posteriormente, adaptada para o português. Em 2013, a Editora Hedra propôs a essas mesmas comunidades uma edição para apresentar suas histórias tradicionais ao grande público.
1. O SURGIMENTO DOS PÁSSAROS é iniciado com a seguinte frase: "Como se chamava aquele que dividiu a terra, quando, no início, os Yanomami ainda não praticavam esse ritual; que, em seguida, se tornou líder e deu a terra? Ele tem nome. Aquele que mostrou o kawaamouse chamava Gavião".
2. A ÁRVORE DOS CANTOS é iniciado com a seguinte frase: "Nós vamos cantar. No início, não havia canto, não havia, ninguém cantava. Onde se erguia a árvore dos cantos, os dois foram caçar. Dois moços Wakusitari – dois não, um só moço, que a descobriu em sua região".
3. OS COMEDORES DE TERRA é iniciado com a seguinte frase: "Essa é a história dos nossos antepassados que aos poucos se multiplicaram. Ela começa na época em que não havia Yanomami como os de hoje. Os comedores de terra sofriam, porque eles comiam terra. Nós também quase teríamos sofrido, como as minhocas, por cavar a terra e tomar vinho de barro, se não fossem os acontecimentos que seguem".
4. O SURGIMENTO DA NOITE é iniciado com a seguinte frase: "Esta é a verdadeira história de nosso surgimento: quando a floresta era virgem, apareceu Horonami , personagem principal de nossa história, por causa de seus ensinamentos. O grande pajé yanomami Horonami surgiu dele mesmo; surgiu ao mesmo tempo que esta floresta e foi quem ensinou os Yanomami a morar nela".
(Fonte: travessa.com.br) 
Nota: No momento, temos em nosso acervo da Sala de Leitura somente os dois primeiros livros desta coleção.
(fonte imagem: landportal.org)

                                          (fonte imagem: pib.socioambiental.org)     
               
(Fonte imagem: pinterest.com)

Quem é Anne Ballester Soares

Anne Ballester Soares, organizadora da série de livros yanomani da nossa Coleção Mundo Indígena, é a co-fundadora da ONG Rios Profundos, que em parceria com a Associação Yanomami Kurikamaa Fábrica de Cinema e a Escola Xapomi, formou o Xapono - Núcleo Audiovisual Yanomami, um centro de produção, formação e discussão sobre vídeo e cinema como ferramentas de produção de narrativas de reinvindicação, luta e imaginação de e para os povos indígenas. O Núcleo lançou uma nova campanha para fortalecer os trabalhos realizados em 2016. Toda ajuda é bem vinda!

Para mais informações, acesse https://goo.gl/ZUrECs
(Fonte: https://bitlybr.com/YYgeWRW - Facebook - Editora Hedra) 

Assista a um vídeo curto, produzido pelo Núcleo Audiovisual Yanomami, onde o indígena relata sobre os problemas que enfrentam por conta do contato com os homens brancos.
(Fonte: https://www.catarse.me/Xapono     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog são MODERADOS. Portanto, só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com nossos termos. Por favor, antes de publicar, leia nossos TERMOS DE USO, abaixo listados.
1. Publique somente comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
2. Comentários anônimos não serão publicados bem como aqueles que apresentem palavras e/ou expressões de baixo-calão, ofensas ou qualquer outro tipo de falta de decoro.
3. Os comentários postados não refletem a opinião do autor deste blog.

ANO 2024 - Bem-vindos!

CARDÁPIO DO MÊS - Abril 2024

O projeto CARDÁPIO DO MÊS tem por objetivo chamar a atenção dos usuários da Sala de Leitura para determinadas obras que a cada mês são sel...