quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

LIVRO DA SEMANA 1: O SILMARILLION, de J. R. R. Tolkien

S
e você já encarou a trilogia “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien, deve se lembrar que a “Terra-Média” é um universo fantástico e fascinante. O universo criado por Tolkien, não se limita à saga de Frodo, Sam, Aragorn e os outros membros da Sociedade do Anel. A trilogia deixa claro que a Terra-Média é um mundo antigo com muitas histórias a serem contadas, e essas histórias estão presentes em sua obra, talvez a melhor delas, Silmarillion. Este livro consiste em um conjunto de contos que abrangem as “silmarils”, objetos de extremo valor, segundo a mitologia criada por Tolkien. Esse escritor tem uma capacidade impressionante de criar universos complexos, trazendo vida a eles e ligando personagens e locações com muita coesão e competência. Em O Silmarillion, conheceremos histórias de eras anteriores às de O Senhor dos Anéis, com personagens bastante interessantes e que muitas vezes são citados na famosa trilogia como, por exemplo, Beren e Lúthien.
O Silmarillion
é uma espécie de “Velho Testamento” da Terra-Média, e traz uma leitura um pouco mais densa e pesada se o compararmos a outras obras de Tolkien, como
O Hobbit e O Senhor dos Anéis.


Entretanto, embora este livro tenha um conteúdo muito vasto e um tom mais sério, ele dá a possibilidade ao leitor de ler os contos na ordem que quiser, sem ter que seguir a sequência apresentada pelo livro, ou mesmo ler somente aqueles que lhe despertarem o interesse.

Tradução
A tradução de um texto estrangeiro para nossa língua não é tarefa fácil, principalmente quando se trata de um texto literário, pois aí, então, é preciso atenção e cuidados redobrados. E você sabe o porquê disso? Porque o tradutor precisa passar a essência da obra original e também o “tom” desse texto, respeitando as diretrizes dadas pelo autor e tomando cuidado com diversos
detalhes que não podem passar desapercebidos, caso contrário o
valor estético e artístico da obra seria extremamente prejudicado. Portanto, um bom tradutor é aquele que é um especialista em determinado assunto daquela língua, e no caso de literatura, especialista no autor, além de ter que possuir um amplo conhecimento sobre a língua em questão e a cultura expressa pela mesma. No caso desse exemplar de O Silmarillion, da Editora HarperCollins, a tradução feita por Reinaldo José Lopes resultou em um excelente trabalho, já que ele é literalmente um dos maiores especialistas na obra de Tolkien.
Então, se você já é fã de Tolkien, este livro é uma ótima escolha, apresentando o emblemático universo da Terra-Média, tão precioso quanto uma “silmaril”! 

(Fonte das ilustrações em desenho: wallpaperaccess.com) / (Texto: André Luiz Gattás)

Abaixo você pode ler alguns trechos de resenhas desta obra literária ou acessá-las na íntegra através do link.

[...] Venho adiando a leitura desse livro há uns 10 anos (um recorde pessoal), mas finalmente decidi me dedicar a essa obra épica do mestre Tolkien. O motivo de tanta demora era que sempre ouvia dizer que O Silmarillion era de leitura difícil e lenta – o que é verdade, mas também é uma experiência maravilhosa para quem ama o universo de O Senhor dos Anéis, e essencial pra quem quer entendê-lo com mais profundidade. [...] 
(Fonte: blogsemserifa.com / https://bit.ly/2Jox45H)  

[...] Dificilmente essa obra teria conquistado popularidade e retorno financeiro se fosse lançada antes do megassucesso de O Senhor dos Anéis. Não à toa, a maioria dos críticos e dos fãs da mitologia recomenda que o volume seja apreciado por último, depois de se familiarizar com o universo de Tolkien lendo as obras antecessoras como O Hobbit e a própria saga do anel. [...] Mas exige paciência que muitos podem não ter, especialmente se não for um letrado nesse universo, que naturalmente absorve tudo com ar de curiosidade e fascínio; porque, além de tudo, de conter as qualidades de uma boa estória, é uma excelente expansão do universo que, tirante uma e outra incongruência, harmoniza-se ao que foi primeiramente estabelecido. [...] 
(Fonte: cartolacultural.wordpress.com / https://bit.ly/3qpLbbw)  

[...] O Silmarillion é uma leitura que requer atenção e paciência do leitor, pois aqui Tolkien nos apresenta dezenas de histórias distintas, são novelas e contos sobre Arda, mais conhecida como a Terra Média. Essas histórias começam precisamente com a criação de Arda, passando pela primeira e segunda eras, mas também o começo da terceira era, período em que está ambientada as histórias de O Hobbit e a saga de O Senhor dos Anéis, ou seja, esse livro pode ser considerado o "velho testamento" da Terra Média. [...] 
[...] O mais legal de "O Silmarillion" é justamente a quantidade de personagens que fogem dos que conhecemos em "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", exceto por alguns que possuem passagens importantes ou breves nesse livro, como é o caso de Galadriel e Gandalf. Muitos conhecem a ferocidade de Sauron e o temor que ele inflige na Terra Média, mas quem é ele perto de Morgoth? (uma clara alusão à Lúcifer, o anjo caído). [...]
CASTRO, Yvens. [Resenha #746] O Silmarillion - J. R. R. Tolkien. Disponível em: sagaliteraria.com.br / https://bit.ly/39Lay1H)  

VÍDEO-RESENHAS

                     (Fonte: canal Tolkien Talk - Sérgio Ramos / YouTube /  https://bit.ly/3g4IzuO) 

       (Fonte: canal Biblion Prosa Literária - Miriam Bevilacqua / YouTube / https://bit.ly/36D1aeA) 


                                 (Fonte: canal O Bolseiro / YouTube / https://bit.ly/39Df81E) 

QUEM FOI J. R. R. TOLKIEN?

Sir John Ronald Reuel Tolkien
, CBE (Commander of the Order of the British Empire), conhecido internacionalmente por J. R. R. Tolkien (nasceu em Bloemfontein, Estado Livre de Orange, em 3 de janeiro de 1892, e faleceu em Bournemouth, Inglaterra, em 2 de setembro de 1973), foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido na África, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954, e autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Em 28 de março de 1972 Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II.
Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, e, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais, tendo naturalizando-se britânico. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário", complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das suas mundialmente famosas obras como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, esta última, sua maior paixão, postumamente publicada, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa.
Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, tais como William Morris, Robert E. Howard e E. R. Eddison, devido à grande popularidade do seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica". A suas obras foram traduzidas para mais de 34 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias e influenciou toda uma geração.
Católico convicto, Tolkien foi amigo íntimo de C.S. Lewis, autor de “As Crônicas de Nárnia”, ambos membros do grupo de literatura The Inklings. Juntos planejaram, na década de 1940, escrever um livro sobre a língua, que seria publicado na década seguinte. O livro, que se chamaria "Linguagem e Natureza Humana", no entanto, nunca chegou a ser publicado.
Em 2009, a revista Forbes listou as 13 celebridades mortas que mais lucraram no respectivo ano. Tolkien alcançou a quinta posição, com ganhos estimados em 50 milhões de dólares. Michael Jackson e Elvis Presley ficaram em primeiro e em segundo lugar, respectivamente.
Em 2011, foi anunciado que uma versão cinematográfica do livro Mirkwood: A Novel About J. R. R. Tolkien, que narra de forma fictícia a vida do autor, seria produzido e lançado em 2012.
(Fonte: conhecimentos-verdadeiros.webnode.com / https://bit.ly/3g80Ase) 

LEIA TAMBÉM: 7 Coisas Que Você Não Sabia Sobre J. R. R. Tolkien 
(NASCIMENTO, Toni. 7 Coisas Que Você Não Sabia Sobre J. R. R. Tolkien. Disponível em: https://bit.ly/3ojdjLy)

“Da bem-aventurança e da alegria na vida há pouco a ser dito enquanto duram; assim como as obras belas e maravilhosas enquanto perduram para que os olhos as contemplem, são registros de si mesmas; e somente quando correm perigo ou são destruídas é que se transformam em poesia.” 
(J. R. R. Tolkien)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog são MODERADOS. Portanto, só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com nossos termos. Por favor, antes de publicar, leia nossos TERMOS DE USO, abaixo listados.
1. Publique somente comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
2. Comentários anônimos não serão publicados bem como aqueles que apresentem palavras e/ou expressões de baixo-calão, ofensas ou qualquer outro tipo de falta de decoro.
3. Os comentários postados não refletem a opinião do autor deste blog.

ANO 2024 - Bem-vindos!

CARDÁPIO DO MÊS - Abril 2024

O projeto CARDÁPIO DO MÊS tem por objetivo chamar a atenção dos usuários da Sala de Leitura para determinadas obras que a cada mês são sel...