O Modernismo brasileiro é tradicionalmente dividido em três diferentes fases: a primeira conhecida como fase heroica; a segunda, como fase modernista, representada pela poesia e pelo romance de 1930, e a terceira (alguns críticos literários consideram os escritores da última fase como pós-modernos), conhecida como a geração de 45. Graças a nomes como Manuel Bandeira, Mário e Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Murilo Mendes, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles, Augusto de Campos, Dalton Trevisan, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Jorge Amado, Fernando Sabino, Érico Veríssimo e Mário de Andrade.entre outros, a literatura brasileira pôde, finalmente, estabelecer-se como uma manifestação artística genuinamente brasileira, contribuindo, assim, para a formação de nossa identidade cultural.
Abaixo você poderá acessar dois vídeos que falam sobre esse movimento literário no Brasil. O primeiro apresenta uma explanação geral sobre as três fases do Modernismo e o segundo se concentra especificamente sobre a 2ª fase, a qual pertence Jorge Amado, autor do livro Capitães da Areia e sobre o qual estamos falando esta semana.
Vídeo 1: As três fases do movimento modernista no Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados neste blog são MODERADOS. Portanto, só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com nossos termos. Por favor, antes de publicar, leia nossos TERMOS DE USO, abaixo listados.
1. Publique somente comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
2. Comentários anônimos não serão publicados bem como aqueles que apresentem palavras e/ou expressões de baixo-calão, ofensas ou qualquer outro tipo de falta de decoro.
3. Os comentários postados não refletem a opinião do autor deste blog.