quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

CULTURA ONLINE #5: PINACOTECAS, MUSEUS E CENTROS CULTURAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO

1. JAPAN HOUSE - Bela Vista, Metrô Brigadeiro
A Japan House  é uma iniciativa do governo japonês e está estabelecida em três grandes capitais mundiais: Londres, Los Angeles e São Paulo. Cada sede possui espaço para exposições, espaço multiuso com função audiovisual, espaço web, biblioteca, lojas, restaurantes e
cafeteria
. A sede de São Paulo está localizada na Av. Paulista e sua 
fachada, idealizada pelo arquiteto Kengo Kuma, foi feita com cedro com mais de 70 anos e painéis em malha coberta com papel japonês artesanal "washi".   A Japan House atua  tanto como ponto de difusão da cultura japonesa como de expansão das atividades de intercâmbio na área de negócios e educação, além de outras. No site internacional, que abrange as três sedes mundiais, na seção "matérias", você encontrará reportagens com vídeos e textos muito interessantes relacionados a vida e cultura japonesas, tais como: washi, robótica, a casa, arroz, objetos laqueados, onsen, nihonshu, washoku, embrulhar, cães, a cerâmica japonesa. E no site da sede brasileira, 

Endereço: 
Av. Paulista, 52, Bela Vista, Metrô Brigadeiro
Horário: de terça a domingo, das 11h às 17h.
Telefone: (11) 3090-8900



2. INSTITUTO MOREIRA SALLES (IMS) - Av. Paulista, Estação Paulista L4 / Estação Consolação L2
O Instituto Moreira Salles (IMS) está presente em Poços de Caldas - MG, onde nasceu, Rio de Janeiro e São Paulo. Tem um grande acervo fotográfico, com mais de 2 milhões de imagens, mas também tem acervos de
música, literatura e iconografia. Promove exposições de artes plásticas e mostras de cinema. O IMS, também publica catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música e também publica semestralmente a revista ZUM, sobre fotografia contemporânea nacional e internacional, e a revista Serrote, que é quadrimestral e tem ensaios e ideias em geral. Além do site institucional, o IMS abriga também mais de uma dezena de endereços virtuais, como a Rádio Batuta, com programas especiais e streaming 24h, os sites dedicados a Pixinguinha, Clarice Lispector e Ernesto Nazareth, o Correio IMS, com cartas de personalidades brasileiras, e o Blog do IMS, uma revista digital de cultura com conteúdo exclusivo. As revistas ZUM e serrote também contam com sites próprios.

Endereço
: Av. Paulista, 2424, Metrô Paulista L4 / Metrô Consolação L2
Telefone: (11)2842-9120
e-mail: imspaulista@ims.com.br
Website: ims.com.br
Horários
- de terça à sexta, das 13h às 18h
- sábados, domingos e feriados das 10h às 18
Ingresso: gratuito


3. INSTITUTO TOMIE OHTAKE - Pinheiros, metrô Faria Lima

O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em novembro de 2001, destaca-se por ser um dos raros espaços da cidade especialmente projetado, arquitetônica e conceitualmente, para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design.

Como homenageia a artista que lhe dá o nome, o Instituto desenvolve exposições que focalizam os últimos 60 anos do cenário artístico, ou movimentos anteriores que levam a entender melhor o período em que Tomie vem atuando, organizando mostras inéditas no Brasil como Louise Bourgeois, Josef Albers, Yayoi Kusama, Salvador Dalí, Joan Miró, entre outras.

Além de um programa de exposições marcante na cena cultural brasileira e que se desdobra em outras atividades como debates, pesquisa, produção de conteúdo, documentação e edição de publicações, o Instituto Tomie Ohtake desenvolve, desde a sua fundação, ampla pesquisa no ensino da arte contemporânea. Por isso, foi pioneiro na criação de novos processos para a formação de professores e de alunos das redes pública e privada, além de realizar uma série de atividades dirigidas ao público em geral e projetos de estímulo ao desenvolvimento da produção contemporânea. 
(Fonte: institutotomieohtake.org.br)
Assista aos vídeos abaixo para conhecer melhor o Instituto Tomie Ohtake e a própria artista que deu nome ao instituto.
(Fonte: canal Instituto Tomie Ohtake / YouTube / https://bit.ly/3gy8CuJ)
(Fonte: canal Instituto Tomie Ohtake / YouTube / https://bit.ly/341qF7m)

Para conhecer a vida e obra de Tomie Ohtake acesse https://bit.ly/3gyhYGE
Endereço: Av. Brigandeiro Faria Lima, 201, Pinheiros (entrada pela Rua Coropés, 88) -  Metrô Faria Lima (linha amarela)
Telefone: (11) 2245-1900

4. FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO - Morumbi, em frente ao Palácio dos Bandeirantes.
É um salão, localizado na antiga residência de um casal que o cedeu para a cidade de São Paulo como um lugar ao mesmo tempo de lazer e cultura, devido à presença de uma uma extensa mata que pode ser comparada a um parque, e de uma vasta diversidade de obras sobre a história do Brasil que podem ser consultadas. O museu, que está na antiga casa de moradia do casal, conta com um acervo de pinturas, tapeçarias prataria e também móveis.
Além disso, o espaço mantém uma agenda de concertos de música erudita, um salão de chá, um parque com 75.000 m², com vários exemplares de árvores de nossa flora e considerado uma das mais importantes reservas ecológicas da cidade, onde você pode passear, ler, meditar ou brincar com as crianças em meio à natureza.

Endereço: Av. Morumbi, 4077 - Morumbi, São Paulo - SP, 05607-200
Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h30’
Ingressos: R$ 5–10 · fundacaooscaramericano.org.br
Telefone: (11) 3742-0077
Observação: não há estacionamento.

Para conhecer a história de Oscar Americano acesse https://bit.ly/2W2qEvF

5. PLANETÁRIO ARISTÓTELES ORSINI - Parque do Ibirapuera
o Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro planetário do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957, e é administrado pela Prefeitura de São Paulo através da Universidade Aberta do Meio Ambiente. O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).
No planetário funciona um projetor ultrapassado do século passado da empresa de lentes alemã Carl Zeiss.
INFORMAÇÕES: 
Tipo: Planetário Fixo
Capacidade máx.: 300 pessoas
Diâmetro da Cúpula: 18 metros
Marca: Zeiss
Modelo: Star Master
Instituição: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Endereço:  Av. Pedro Alvares Cabral - Portão 10, Parque Ibirapuera 
E-mail: agendamentoescolarplanetarioibirapuera@prefeitura.sp.gov.br
Website: www.prefeitura.sp.gov.br/planetarios
Telefone: (11) 5575 5206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados neste blog são MODERADOS. Portanto, só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com nossos termos. Por favor, antes de publicar, leia nossos TERMOS DE USO, abaixo listados.
1. Publique somente comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
2. Comentários anônimos não serão publicados bem como aqueles que apresentem palavras e/ou expressões de baixo-calão, ofensas ou qualquer outro tipo de falta de decoro.
3. Os comentários postados não refletem a opinião do autor deste blog.

ANO 2024 - Bem-vindos!

CARDÁPIO DO MÊS - Abril 2024

O projeto CARDÁPIO DO MÊS tem por objetivo chamar a atenção dos usuários da Sala de Leitura para determinadas obras que a cada mês são sel...